1 de dezembro de 2021

Parque da Juventude é reaberto em São Bernardo

Mais visitadas

 

Reinauguração do maior parque de esportes radicais da América Latina ocorreu neste sábado,  com a presença de grandes nomes do skate, BMX, escalada, além de shows com Maneva, CPM 22 e Suicidal Tendencies

Parque da Juventude é reaberto em São Bernardo. Foto: Divulgação

 

Maior parque de esportes radicais da América Latina, o Parque da Juventude Città Di Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro), em São Bernardo, foi reaberto neste sábado (07/12),  após uma reforma e modernização de seus espaços. A reforma foi financiada pelo Grupo NotreDame Intermédica, por meio de termo de compromisso firmado junto à Administração Municipal, sem custos para os cofres públicos. O acordo previu um investimento de R$ 4 milhões. A Prefeitura colocará 30 monitores, cuja manutenção será de R$ 1320 mil por mês.

A celebração ocorre tanto neste sábado quanto no domingo (08/12) e contará com diversas atrações. Entre eles estão a apresentação de atletas profissionais, como o skatista Sandro Dias, o Mineirinho, a 6ª edição do Arena Banks, que reúne os principais competidores do BMX, food trucks, além dos shows com Maneva, CPM 22, e a norte-americana Suicidal Tendencies, com entrada gratuita.

Para o prefeito Orlando Morando, a ampla revitalização do Parque da Juventude faz parte da grande transformação vivida pela cidade. “Com o apoio da iniciativa privada, remodelamos um equipamento público que não passava há anos por grande intervenção. A população ganha um novo parque, com espaço para pessoas de todas as idades: desde crianças e jovens que praticam as modalidades radicais como adultos e idosos que realizam suas atividades físicas”, afirmou o chefe do Executivo.

Entre as atrações da festa de inauguração no sábado (07/12) apresentação de atletas profissionais de skate, BMX e patins nas pistas do skate park, street e half-pipe, entre eles, o skatista andreense Sandro Dias, o Mineirinho. Revelado no Parque da Juventude, o atleta conquistou diversos títulos ao longo de sua carreira como os ouros no X Games 2004, 2006 e 2007. Seu foco em manobras aéreas já proporcionou grandes momentos no esporte ao executar, com perfeição, o 900 – dois giros e meio no ar.

“Como morava em Santo André, esta pista foi fundamental na minha formação como skatista. Comecei a frequentar o espaço antes das grandes intervenções. Tive a oportunidade de andar nas pistas em todas as fases e enfatizo a importância de ver o parque se atualizando, acompanhando a evolução do skate. Fico muito feliz por fazer parte desta história”, disse o skatista Sandro Dias, o Mineirinho.

Outra importante reinauguração é a da parede de escalada. O espaço foi reaberto por Felipe Camargo, o Pikuira, pentacampeão brasileiro e dono de um título sul-americano de escalada, na categoria Boulder. Um dos feitos deste atleta foi o de superar os 650 metros da Pedra Riscada (MG), um dos maiores paredões rochosos das Américas, ao lado da norte-americana Sasha Digiulian. O paraglider Rafael Goberna, especialista em acrobacia com parapente, cancelou o salto que faria no parque em virtude de problemas particulares.

E nada melhor do que reabrir o Parque da Juventude com uma competição. A 6ª edição do Arena Banks, reúne os principais atletas do BMX, ocorrerá neste sábado (16h às 21h) e domingo (17h às 21h). O evento contará com a participação de 16 competidores, entre eles, o atual campeão Cauan Madona, e Caio Souza, o Rabisco, ambos atletas da cidade. Haverá sessões livres para os praticantes de esportes radicais tanto nas pistas quanto na parede de escalada e tirolesa (confira na programação no final do texto).

 

Prefeito Orlando Morando durante as atividades que marcaram a reabertura do Parque da Juventude. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

SHOWS

Os grandes shows que vão celebrar a abertura do Parque da Juventude ocorrerão no estacionamento do Rotativo, no Paço Municipal, com entrada gratuita. No sábado, o Maneva se apresenta a partir das 17h, levando seu reggae que mistura influências de MPB, rock, jazz, dub e soul em suas composições. No repertório, aparecem faixas como “Saudades do Tempo”, “Pisando Descalço” e “Daquele Jeito”. Haverá apresentação dos DJs Rodrigo e Lukz entre os intervalos.

Domingo será a vez do CPM 22 agitar a galera a partir das 13h. A banda de hardcore melódico apresentará seus principais sucessos com como “O Mundo Dá Voltas” e “Um Minuto para o Fim do Mundo”. Liderados pelo vocalista Mike Muir, os californianos da banda Suicidal Tendencies fecham as celebrações com o seu hardcore punk, às 17h. Durante os intervalos, os DJs Rodrigos e Lukz movimentam suas pick-ups e agitam o público.

MODERNIZAÇÃO

Referência nacional para atletas de Esportes Radicais e localizado no Centro, o Parque da Juventude foi fundado em 1982 e conta com 22.500 m². Nesta ampla reforma, as pistas de skate do Street Park sofreram alteração do traçado existente, atendendo a um layout olímpico. Houve tratamento da pista, com polimento e resina, inclusão de novos obstáculos e equipamentos, bem como reparo do gradil, revisão da iluminação e reforma do sistema de drenagem. O parque também ganhou uma pista de Dirt Jump, Espaço Pet, quadra de basquete de rua e nova academia ao ar livre.

Houve intervenções em outras áreas do parque como o prédio da administração e a portaria, o playground, a pista de caminhada (600m), a tirolesa, a parede de escalada, a área de convivência e o palco. As obras abrangeram toda a infraestrutura complementar com a revisão da iluminação, bebedouros, sistema de som, drenagem, jardinagem, comunicação visual, câmeras de monitoramento, acessibilidade, entre outros.

 

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações