Assalto e acidente de trânsito param av. Papaiz para simulado do SAMU em Diadema

Esse foi o I Simulado de Atendimento a Incidente de Múltiplas Vítimas do Comitê Gestor de Urgências e Emergências do município de Diadema

Assalto e acidente de trânsito param av. Papaiz para simulado do SAMU em Diadema. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Quem passou pela região próxima da Avenida Luigi Papaiz em Diadema, na manhã deste sábado (07/12), pôde ter a experiência de vivenciar uma situação de catástrofe, ainda que de forma controlada. Por volta das 8h, uma tentativa de assalto seguida de acidente de trânsito envolvendo vários veículos e pedestres parou o trânsito local e diversos serviços de socorro foram acionados. Esse foi o I Simulado de Atendimento a Incidente de Múltiplas Vítimas do Comitê Gestor de Urgências e Emergências do município de Diadema.

Rodolfo Souza, morador do bairro Jardim das Nações, sabia do treinamento e foi acompanhar de perto. “Eu achei muito bom. É super importante realizar esse tipo de simulação. Por mais que seja um ambiente controlado, é possível avaliar tempo, atendimento e sincronia da equipe. Tudo isso é vital para um atendimento real”, avaliou.

Os objetivos principais do simulado são o treinamento operacional próprio das instituições envolvidas e a promoção da integração entre os diferentes serviços, resultando em atendimento de qualidade à população em situações de urgência. Além disso, a atividade permitiu avaliar desempenhos e conhecer os procedimentos das equipes envolvidas, dando mais qualidade para o atendimento. A coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Simone Ogoshi, ressalta que a ação superou as expectativas. “Estou muito satisfeita com o resultado. A integração entre as equipes e as discussões até o dia de hoje, foram de fundamental importância para esse grande resultado”.

O I Simulado do SAMU contou com 38 vítimas. Dona Raimunda Maria, de 67 anos, foi uma das figurantes. “Eu admiro muito quem trabalha salvando vidas. Hoje eu tive a oportunidade de contribuir para aprimorar esse atendimento. Gostei muito de ter participado”, contou.

Outros serviços que participaram da ação foram o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Ecovias, Empresa Maxi Rubber, Empresa CICAP Adm. de Bens Ltda.,  Grupamento de Resgate Aquático e Terrestre (GRATE), Guarda Civil Municipal (GCM) e Hospitais Estadual de Diadema, Municipal de Diadema, Innova, Medicar Emergências Médicas, Polícias Civil (GER e SAT), Científica, Militar e Rodoviária, Pronto Atendimento Eldorado e Paineiras e Pronto Socorro Municipal.

Esta é a primeira vez que o Comitê Gestor de Urgências e Emergências promove um simulado no município. O órgão é formado por instituições públicas e privadas envolvidas em todas as situações de urgência da cidade. Já o SAMU participou de outros simulações e, em 2019, foi convidado para participar do V Simulado Integrado das Forças Públicas e Privadas da Cidade de São Paulo, que encerrou as atividades do V Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta de Catástrofe, realizado de 9 a 11 de maio deste ano pelo Comitê de Prevenção e Resposta à Catástrofe da Sociedade Beneficente Albert Einstein (SBIBAE).

Serviço:

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Telefone: 192