VOLTAR
  • Cidades

Para coibir furtos, São Bernardo amplia segurança nos cemitérios municipais

GCM vai intensificar rondas ostensivas durante o dia e o estacionamento preventivo de viaturas no período noturno devido a ações criminosas

  • Para coibir furtos, São Bernardo amplia segurança nos cemitérios municipais.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/05/2023
  • Compartilhar:

GCM vai intensificar rondas ostensivas durante o dia e o estacionamento preventivo de viaturas no período noturno devido a ações criminosas

viatura da GCM no cemitério

Para coibir furtos, São Bernardo amplia segurança nos cemitérios municipais. Foto: Divulgação

Para coibir furtos e outras ocorrências criminosas, a Prefeitura de São Bernardo intensificou nesta terça-feira (23/5) a segurança em cemitérios do município, por meio da atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). As equipes da corporação vão ampliar as rondas ostensivas nos quatro cemitérios (Vila Euclides, Baeta Neves, Pauliceia e dos Casa) durante o dia e fazer o estacionamento preventivo de viaturas no período noturno.

“Estamos protegendo as escolas, protegendo as vias públicas e agora passamos a ter que proteger também os nossos cemitérios. Criminosos passaram a praticar furtos de objetos metálicos nestes locais. Além dos vigilantes, todas as noites passamos a ter GCMs nos cemitérios, com atenção especial para cemitérios com maior número de chamados”, declarou o prefeito de São Bernardo.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Urbana, entre janeiro e abril deste ano foram atendidos oito chamados para averiguações em cemitérios na cidade, sendo cinco no Cemitério da Vila Euclides, duas no Cemitério do Baeta Neves e uma no Cemitério da Paulicéia, entre elas um caso de vandalismo e duas tentativas de furto.

“Somente na Vila Euclides foram seis indivíduos presos, sendo três flagrantes. Todos foram conduzidos para a delegacia e mais de 100 objetos alvo dos criminosos foram recuperados. Além desses flagrantes, também houve algumas tentativas de furto, onde o ladrão percebeu a presença do GCM ou vigilante e acabou abandonando o produto na fuga”, acrescentou o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos.

prefeito e secretário de segurança no cemitério

Prefeito diz que Criminosos passaram a praticar furtos de objetos metálicos nos cemitérios. Foto: Divulgação/PSBC

ITENS RECUPERADOS

Todo material subtraído do cemitério e posteriormente recuperado pelos agentes de segurança fica guardado na administração do cemitério. São mais de três mil quilos de objetos metálicos já apreendidos.