VOLTAR
  • Política

Orlando Morando diz que COI reduziu indicadores criminais em São Bernardo

Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no município há um ano

  • Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no município há um ano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/10/2020
  • Compartilhar:

Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no município há um ano

 

Mais de 400 agentes das forças policiais atuam no COI no município há um ano. Foto: Divulgação

Inaugurado na gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), o Centro de Operações Integradas de São Bernardo (COI) completa nesta quinta-feira (15/10) um ano de serviço com redução de indicadores criminais e aumento no número de ações de segurança realizadas na cidade. Responsável por reunir em um único espaço todas as forças policiais da cidade, o equipamento tornou-se nos últimos meses referência no Estado de São Paulo, graças ao trabalho desenvolvido pelos mais de 400 agentes que atuam no centro.

Para Morando, tal sinergia proporcionada pelo COI, tem garantido maior efetividade nas operações de segurança no município, com reforço das ações integradas entre profissionais das polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Investir na segurança foi uma das nossas prioridades. Com a inauguração do 1º Centro de Operações Integradas de São Bernardo e também do Estado conseguimos ampliar a integração entre as forças policiais da cidade. Isso permitiu ter um efetivo maior nas ruas, assim como nos possibilitou a ter um trabalho conjunto das forças policiais do nosso município, garantindo queda na criminalidade e mais segurança para nossa população”, destacou Morando.

Instalado no Centro de São Bernardo, em prédio de 1.900 m², o COI abriga as operações do BAEP (Batalhão Especial da Polícia Militar), do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil. O espaço conta ainda com sala de situação responsável pelo monitoramento da cidade, através de 673 câmeras.

Desde sua inauguração, forças policiais que atuam no COI foram responsáveis pela realização de cinco operações de segurança, batizada de São Bernardo Mais Segura. Tais ações permitiram ampliação do patrulhamento ostensivo na cidade, resultando em queda da criminalidade.

 

Orlando Morando diz que COI reduziu indicadores criminais em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

REDUÇÃO – Segundo último levantamento da Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP), São Bernardo encerrou o período de janeiro a agosto de 2020 com redução nos principais indicadores criminais, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, no acumulado do ano, São Bernardo reduziu em 40% o número de ocorrências de roubo de veículo, que caiu de 1.221 para 727, de janeiro a agosto, na comparação com 2019. No mesmo período, os casos de furto de veículo também recuou 35%, caiu de 1.523 para 978.

O município apresentou ainda queda dos casos de latrocínio (-75%), roubo em geral (-24%), furto em geral (-20%), homicídio (17,8%) e estupro (-7%).