VOLTAR
  • Política

Novela sobre contratação de 40 GCMs deve chegar ao fim em Mauá

Depois de alguns impasses, Prefeitura vai colocar guardas municipais nas ruas a partir desta sexta-feira

  • GCM de Mauá ganhará reforço de mais 40 agentes de segurança nesta sexta-feira.
    Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/10/2018
  • Compartilhar:

 Depois de alguns impasses, Prefeitura vai colocar guardas municipais nas ruas a partir desta sexta-feira

 

contratação

GCM de Mauá ganhará reforço de mais 40 agentes de segurança nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda

 

A novela sobre a contratação de 40 GCMs (Guardas Civis Municipais) em Mauá continua, mas desta vez deve ter um fim nesta sexta-feira (19/10), em cerimônia agendada para ocorrer no Teatro Municipal, às 18h, com a presenças desses profissionais. O ato marcará o início das atividades desse policiamento na cidade. A Corporação conta com 260 agentes de segurança.

Depois de terem sidoanunciados e ganhado até uniforme, tiveram de devolver as fardas no governo da prefeita interina Alaíde Damo (ficou mais de três meses no cargo por conta de afastamento judicial do titular do cargo Atila Jaomussi- PSB). A orientação na ocasião foi para aguardarem por nova convocação em casa.

O argumento para a dispensa foi a falta de recursos para o pagamento dos guardas. Em julho, o governo interino decretou estado de calamidade financeira na cidade.

Contratação

Fazia 13 anos que não havia contratação na GCM. O prefeito Atila Jacomussi recuperou um antigo concurso, realizado em 2016, para admitir profissionais que reforçarão a Corporação a partir de sexta-feira.

A segurança pública estava abandonada. Fazia quatro anos que os GCMs não recebiam coletes balísticos, cinco anos sem compra de armamento e munição e três anos que os profissionais não passavam por treinamento de tiro, exigência da Polícia Federal para não perder o porte de arma. Estamos fazendo mais pela segurança do que na última década inteira”, disse o prefeito.

De acordo com a Prefeitura, os 40 novos guardas vão atuar principalmente em bairros com maiores índices de criminalidade, bem como em locais com grande circulação de pessoas.