VOLTAR
  • Cidades

Em meio a crise e viaturas emprestadas, GCM de Mauá ganha 40 guardas

Com a chegada dos formandos, o efetivo da Corporação passa a contar com 265 agentes de segurança

  • Prefeitura faz a formatura de 40 novos guardas municipais para a cidade.
    Foto: Divulgação/ PMA-Robson Fonseca
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/08/2018
  • Compartilhar:

Com a chegada dos formandos, o efetivo da Corporação passa a contar com 265 agentes de segurança

guardas

Prefeitura faz a formatura de 40 novos guardas municipais para a cidade. Foto: Divulgação/ PMA-Robson Fonseca

Em meio a uma grave crise financeira, sendo que até viaturas tiveram se ser emprestadas da cidade vizinha de São Bernardo, a Prefeitura de Mauá realizou nesta sexta-feira (31/08) a formatura de 40 novos GCMs (Guardas Civis Municipal) que fizeram concurso público em 2016 . Com a integração desses profissionais, a Corporação passa a contar com 265 guardas.

A segurança de Mauá passou por um momento crítico nos últimos dias, pois as viaturas, que eram locadas pela Viação Santo Ignácio, foram recolhidas pela empresa por falta de pagamento. Ao temer um aumento no índice de criminalidade por falta de veículos para fazer o patrulhamento no município, a prefeita em exercício, Alaíde Damo (MDB), solicitou à Prefeitura de São Bernardo um empréstimo de carros pelo período de seis meses.

Guardas

O treinamento do curso de ingresso dos guardas, iniciado em maio deste ano, ocorreu no Centro Regional de Formação e Segurança Urbana, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Na grade curricular, mais de 30 disciplinas integraram a formação, como Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Ordem Unida, Direito Penal, Direito Ambiental, Armamento e Tiro Defensivo, Pronto-Socorrismo, Regimento Interno, Normas e Conduta, entre outras. Também foi realizado estágio supervisionado pertinente às atividades. Ao longo do curso, os alunos tiveram 744 horas/aula, sendo 79 dias úteis de aprendizagem.

Para o comandante geral da Guarda Civil de Mauá, Erionaldo Alves da Silva, os novos agentes vão reforçar a segurança no município. “A cidade de Mauá está atravessando um momento que precisa de segurança, para nós é de fundamental importância que esses quarenta novos agentes integrem a nossa Guarda Civil”, disse o comandante.

Visivelmente emocionado, Lázaro Gabriel Neves Nascimento, 26 anos, primeiro colocado no concurso, não escondia a emoção de estar vivendo aquele momento. “Estou muito emocionado, foram quatro meses de muita dedicação e de muito esforço. Quero poder dar o melhor de mim para o munícipe de Mauá, representando bem a nossa corporação”, falou Nascimento

O Centro de Formação do Consórcio tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. Localizada em São Bernardo, a unidade oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização.

guardas

Com os 40 agentes integrados à Corporação, efetivo da GCM de Mauá passa a ser de 265 guardas. Foto: Divulgação/PMA-Robson Fonseca

“Quero parabenizar o trabalho incansável da Guarda Civil Municipal que não mediu esforços para realizar esta formatura. Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, estar recebendo esses jovens recrutas, corajosos, para fazerem parte da família mauaense, trabalhando e trazendo mais segurança para o nosso povo” disse Luiz Alfredo dos Santos Simão, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Mauá.

A prefeita não foi ao evento, mas foi representada pelo coronel Paulo Barthazar, responsável pela coordenação da equipe de segurança de Alaíde Damo, desde que foi exonerado do cargo de secretário de segurança no mês de julho.