VOLTAR
  • Cidades

Nova Balsa em São Bernardo inicia operação ampliada

Nova embarcação tem capacidade para transportar até 40 veículos de pequeno porte

  • Prefeitura entrega nova balsa com capacidade ampliada.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/10/2018
  • Compartilhar:

 Nova embarcação tem capacidade para transportar até 40 veículos de pequeno porte

 

nova balsa

Prefeitura entrega nova balsa com capacidade ampliada. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A balsa que faz na Represa Billings entre Riacho Grande e o bairro Tatetos, iniciou a operação a nesta terça-feira (16/10), às 6h30. Com a reforma, a embarcação passou a transportar até 400 passageiros e 40 veículos de pequeno porte, o dobro da capacidade da antiga plataforma, que era de 200 passageiros e 18 veículos.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a obra de ampliação foi realizada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e incluiu ampliações na largura, no comprimento e na cabine de passageiros, além da pintura, troca de estruturas corroídas e reparo nos equipamentos. Para aumentar a capacidade de carga, o casco foi estendido de 12 para 18 metros na largura e de 35,80 para 41,20 metros no comprimento. Já o peso da balsa passou de 118 para 205 toneladas. Somente de aço, foram utilizadas 83,6 toneladas. Com a nova embarcação, o tempo de embarque é de 6 minutos e de travessia de, aproximadamente 4 minutos. A expectativa é a de que a nova plataforma reduza pela metade o tempo de espera, especialmente aos finais de semana.

A balsa que estava em funcionamento na Travessia João Basso, que tem capacidade para transportar até 300 passageiros e 18 veículos, passará a fazer a condução de carros e passageiros na travessia Bororé, que liga, pela represa Billings,o bairro do Grajaú à Ilha do Bororé, no extremo sul da capital paulista. A embarcação que atualmente realiza a travessia é menos da metade dessa capacidade, pois transporta até 140 passageiros e 10 veículos. A operação de troca está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 11 de novembro.

A nova balsa passou por vistorias a seco e flutuando pela Marinha do Brasil, que autorizou o uso da embarcação para o transporte de passageiros.

O prefeito Orlando Morando esteve no local acompanhado do presidente da ETCSBC, Ademir Silvestre.

Por muitos anos, os usuários da balsa sofreram muito com o tempo de espera. Muitos foram os prefeitos que passaram neste período e nada fizeram. Ao assumir a gestão da Prefeitura de São Bernardo, assumimos o compromisso de ampliar a capacidade da embarcação na Travessia João Basso. Essa ampliação é fruto de muito trabalho da Prefeitura, uma vez que a cobrança por melhorias junto a Emae foi feita desde o início de nossa administração. Depois de assinar o termo de compromisso, a ETCSBC acompanhou de perto todas as etapas. Essa mudança traz mais qualidade de vida à população, pois reduzimos pela metade o tempo de espera”, afirmou Morando.