VOLTAR
  • Cidades

Motorista de Diadema pode entrar com recurso de multa pelo site da Prefeitura

 Jari começou a operar em fevereiro e julga aproximadamente 200 processos por mês

  • Motoristas podem solicitar recursos de multa pelo site da Prefeitura de Diadema.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 10/06/2019
  • Compartilhar:

 Jari começou a operar em fevereiro e julga aproximadamente 200 processos por mês

recurso

Motoristas podem solicitar recursos de multa pelo site da Prefeitura de Diadema. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Os moradores de Diadema contam com um novo serviço no site da prefeitura para solicitação de recursos de multa de trânsito ocorridos na cidade.

A Jari Eletrônica (Junta Administrativa de Recursos e Infrações), ligada a Secretaria de Transportes, tem como objetivo decidir, em primeira instância, com autonomia de convicção e decisão, sobre aceitação dos recursos feitos por quem foi multado por infrações de Trânsito.

A Jari julga aproximadamente 200 processos por mês e começou a operar em fevereiro. “Hoje, o cidadão tem a resposta do julgamento de maneira mais rápida e eficiente. Conseguimos implantar o sistema e usar a tecnologia em benefício da população” disse o presidente da Jari, Ricardo André Barros de Moraes.

A Jari é formada por quatro representantes da sociedade civil, (empresas de transportes, CIESP e Associação Comercial), quatro funcionários da secretaria de Transportes, indicados pela Administração, que não exerçam funções de fiscalização de trânsito, além do presidente, que é indicado pelo governo.

A composição da equipe da Jari é formada visando mais transparência no processo e garante a participação popular. A nomeação é feita a cada dois anos”, afirmou Ricardo André Barros de Moraes.

O sistema segue as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Para interpor um recurso é necessário apresentar cópia do boleto recebido pelo correio, frente e verso; cópia do Certificado do veículo; cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação); cópia do RG; comprovante de residência; Outros documentos que comprovem a alegação de defesa. Em caso de pessoa jurídica é necessário a apresentação de CNPJ.

Caso o morador não tenha acesso à internet poderá fazer a solicitação na Central de Atendimento ao Cidadão/Poupatempo Rua Amélia Eugênia, 397 – Chácara Húngara – Centro.

Este projeto faz parte do Programa Diadema Digital. Com a geração de processo por meio eletrônico, o uso do papel é eliminado e há redução de burocracia. Cada processo que dá entrada na Prefeitura ganha mais rapidez, pois o meio eletrônico permite um controle de seu trâmite.

O novo sistema digital de abertura e controle de processos eletrônicos evita a possibilidade de extravios de documentos. Ele também permite a agilização do trâmite dos processos administrativos da Prefeitura e transparência, além de oferecer comodidade para o solicitante, que pode dar entrada e consultar processos via online, sem a necessidade de se deslocar até a Central de Atendimento da Prefeitura.

Para acessar a Jari entre no link: http://191.241.243.227/ConsultaMultasWeb/Home.aspx?codmun=6377

Serviço

Secretaria de Transportes

Departamento de Trânsito

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3399 – Vila Nogueira / Diadema.

Das 8h às 17h, de Segunda a Sexta-Feira