VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Morre a jornalista Glória Maria, ícone da TV

Repórter da TV Globo vinha tratando de um câncer

  • Morre a jornalista Glória Maria, ícone da TV.
    Foto: Divulgação/TV Globo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/02/2023
  • Compartilhar:

Repórter da TV Globo vinha tratando de um câncer

Jornalista Gloria Maria

Morre a jornalista Glória Maria, ícone da TV. Foto: Divulgação/TV Globo

A jornalista Glória Maria, ícone da TV, morreu nesta quinta-feira (02/02), no Rio De Janeiro. Ela tinha 73 anos. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, afirmou  TV Globo por meio de nota.

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente. Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio. Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. .Glória deixa duas filhas, Laura e Maria ”, completou a nota.

Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. .Glória deixa duas filhas, Laura e Maria.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro.   A jornalista entrou na Globo em 1971. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter.

Com seu estilo descontraído e envolvente, mostrou ao Brasil culturas e lugares da África, Ásia e Oriente Médio, além de se aventurar no maior bungee-jump do mundo, em Macau, e descer de bote o Rio Colorado no Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Também entrevistou celebridades como Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio, além de cobrir a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo da França (1998).

Glória Maria deixa duas filhas, Maria (15) e Laura (14), que adotou em 2009.

Notas de pesar

Mulher negra pioneira no telejornalismo brasileiro, a morte de Glória Maria foi lamentada por autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou sua trajetória profissional.

“Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, lembrou da referência que Glória foi para a população negra.

“É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também destacou a importância da jornalista para as mulheres negras.

“Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”.

Governador

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da jornalista.

“O Governo do Estado de São Paulo presta homenagens à jornalista Glória Maria, ícone do jornalismo brasileiro que faleceu nesta quinta-feira (2). O arrojo e a sensibilidade na apuração e cobertura de momentos históricos do país são o legado de uma carreira brilhante que inspirou colegas de profissão e emocionou milhares de telespectadores. O Brasil está de luto com a perda dessa grande profissional. Nossas orações e sentimentos aos familiares e amigos”, afirmou Tarcísio.