VOLTAR
  • Esporte

Decidiu colocar atividade física na rotina do ano? Confira dicas em alta

Caminhada e volta do step entre as aulas coletivas estão entre as tendências fitness para 2023

  • Fique em forma: dicas do que estará em alta na academias e fora delas.
    Foto: Reprodução
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 02/02/2023
  • Compartilhar:

Caminhada e volta do step entre as aulas coletivas estão entre as tendências fitness para 2023

jovens praticando exercícios físicos

Fique em forma: dicas do que estará em alta na academias e fora delas. Foto: Reprodução

Que atire a primeira pedra quem não tem pelo menos uma resolução de ano novo relacionada a atividade física, dieta e saúde. Foi exatamente por isso que o ABCD Jornal decidiu trazer para os leitores as considerações da personal trainer, vice-presidente global de desempenho esportivo e educação física da Herbalife Nutrition, Samantha Clayton.

Ela falou sobre algumas tendências fitness que estarão entre as preferidas e mais eficientes em 2023. Ponto positivo para quem gosta de caminhar e correr. Além de poderem ser praticadas em qualquer lugar, são atividades gratuitas e super eficazes.

“Estudos mostram que a caminhada desempenha um papel fundamental na mobilidade e independência física, principalmente para os idosos exatamente por ter baixo impacto nas articulações. Isso ajuda o corpo a construir ou manter a densidade óssea, que é extremamente importante a medida que envelhecemos”, disse.

Além disso, ao correr ou caminhar ao ar livre, o organismo ainda metaboliza boas doses de vitamina D devido à exposição à luz solar, essencial para a absorção de cálcio necessária à saúde dos ossos.

Recordar é viver

Febre nos anos 80 e 90, as famosas aulas de step estão de volta para quem gosta de praticar exercícios aeróbios com música. “Na Europa, a modalidade já entrou na programação de boa parte das academias e deve voltar a ser tendência em todo o mundo em 2023”, afirmou Samantha.

A personal explicou que os exercícios realizados no step são de alta intensidade e ajudam a melhorar o equilíbrio, coordenação e agilidade, além de contribuírem para modular a pressão alta. Ainda envolvem movimentos repetitivos e rítmicos de grandes grupos musculares como glúteos, pernas, ombros e braços.

Além do step, as aulas em grupo no geral são uma tendência que nunca sai de moda porque tem uma influência positiva para que as pessoas alcancem seus objetivos ao melhorar o desempenho, o prazer e a motivação.

“Um estudo afirma que treinar com amigos torna a pessoa mais responsável, incentiva a aprender novos exercícios e a realizar um treino mais forte. Também tem um efeito calmante maior do que quando feito sozinho. Independentemente de como a pessoa escolhe se movimentar, deve lembrar que o exercício fortalece coração, pulmões e músculos, assim como a mente.”

O chamado “fitness fusion”, aliás, promete ser o queridinho de quem não tem muito tempo e precisa encaixar a atividade física no meio do dia. São treinos de curta duração e alta intensidade combinados às rotinas de alongamento.

“Essas aulas híbridas trabalham o corpo inteiro em um curto período de tempo com grandes resultados. Também criam um conceito poderoso que desafia os músculos de diferentes maneiras sem deixar o aluno entediado”, afirmou a profissional.

Corpo e mente

Em tempos de ansiedade, estresse e muita correria do dia a dia, yoga e outras rotinas focadas na auto consciência e na redução do estresse se tornam cada vez mais populares.

“Essas abordagens holísticas garantem que o aluno preste atenção tanto na saúde mental quanto na física. A aptidão mente-corpo é essencial para forçar seu corpo a de adaptar e se tornar mais forte e eficiente, e uma grande parte disso inclui a  recuperação. Depois de praticar exercícios, precisamos garantir que descansemos o suficiente e coloquemos alimentos nutritivos em nossos corpos”, disse.