VOLTAR
  • Política

Morando vai à Justiça contra aumento na contribuição da previdência do servidor

Prefeito ingressou com mandado de segurança na Vara Federal, cujo teor pretende assegurar o direito do município em não elevar a alíquota

  • Prefeito de São Bernardo Orlando Morando tem 51% das intenções de voto contra 22,3% de Luiz Marinho.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 10/03/2020
  • Compartilhar:

 Prefeito ingressou  com mandado de segurança na Vara Federal, cujo teor pretende assegurar o direito do município em não elevar a alíquota  

Orlando Morando vai à Justiça contra aumento na contribuição da previdência do servidor. Foto: Divulgação

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), ingressou nesta semana com pedido de liminar em Vara Federal defendendo que a atual contribuição do servidor municipal, hoje em 11%, seja mantida, contra a portaria da secretaria da previdência que impõe alíquota mínima de 14%.

A medida foi ajuizada indicando inúmeras ilegalidades da portaria 1348, de 3 de dezembro de 2019, do Governo Federal (que dita as novas regras e adequações sobre os regimes de previdências no Brasil), e que pretende impor que a contribuição mínima dos servidores para a previdência seja em 14%, no prazo máximo de até 31 de julho deste ano.

O prefeito Orlando Morando destacou que a medida é abusiva e defendeu a que portaria não pode obrigar e determinar prazo para definir a alíquota mínima para cobrança, desrespeitando a autonomia do Município e do Poder Legislativo. “Cada município tem a sua realidade. Trabalhamos aqui para adequar as melhores condições aos que prestam serviço para a cidade de uma forma justa. O que vimos foi uma determinação que ultrapassa o direito do Poder Executivo municipal em definir a melhor condição. Devemos defender e preservar esse direito”, explicou o prefeito Orlando Morando.

Outro fator destacado no teor do mandado de segurança é o fato da Portaria Lei não considerar a necessidade da Câmara. Municipal deliberar sobre a alíquota. Ou seja, não está considerado a possibilidade de reprovação por parte do Poder Legislativo da matéria relativa ao valor da contribuição dos servidores.

A ação impetrada descreve ainda que a decisão do prefeito Orlando Morando protege os servidores e o município de qualquer ilegalidade ou inconstitucionalidade, uma vez que as incertezas elencadas na portaria federal desrespeita os seus limites legais e Constitucionais.