VOLTAR
  • Cidades

Milhares de presos recebem benefício da 1ª saidinha de 2024 e deixam cadeia nesta terça

Entre os beneficiados presos envolvidos em casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves

  • Milhares de presos recebem benefício da 1ª saidinha de 2024 e deixam cadeia nesta terça.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/03/2024
  • Compartilhar:

Entre os beneficiados presos envolvidos em casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves

fachada do presídio Tremembé

Milhares de presos recebem benefício da 1ª saidinha de 2024 e deixam cadeia nesta terça. Foto: Divulgação

Milhares de detentos do regime semiaberto começaram a primeira saída temporária de 2024 neste terça-feira (12/03), conforme previsto pela legislação brasileira que regula o benefício com o intuito de integração temporária ao ambiente externo. Entre os beneficiados presos do Vale do Paraíba envolvidos em casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves.

Esses detentos, alojados na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, também conhecida como P2, em Tremembé, no interior de São Paulo, tiveram a saída iniciada às 6h da manhã. Exceto por Alexandre Nardoni, que antecipou dois dias de sua saída para fevereiro e agora desfruta dos cinco dias restantes, os demais estão autorizados a passar sete dias fora da unidade prisional, com a condição de retorno até o dia 18 de março.

Apesar das tentativas do nosso canal em obter detalhes, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não divulgou o número total de presos beneficiados pela medida tanto na região quanto no estado. A prática das saídas temporárias, assegurada por lei.

O secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, é contra a saidinha e o govenador Tarcísio o exonerou nesta terça-feira para que voltasse ao Congresso para ajudar na aprovação do projeto que proíbe tal benefício. Derrite é deputado federal. “Agradeço ao Governador pela confiança e apoio a esse tema tão importante para a sociedade. Tenho esperança de que a Câmara concorde com esse sentimento que é da maioria da população brasileira e coloque fim às saídas temporárias de presos. Retorno assim que o projeto for votado. Ressalto que nesse período, o combate ao crime organizado no Estado de São Paulo continua”, postou Derrite nas redes sociais.

As datas estabelecidas para as saídas temporárias em 2024 são as seguintes:

1ª saída: de 12/03/2024 a 18/03/2024

2ª saída: de 11/06/2024 a 17/06/2024

3ª saída: de 17/09/2024 a 23/09/2024

4ª saída: de 23/12/2024 a 03/01/2025