ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Mauá

Expectativa por decisão judicial sobre demissão em massa na Prefeitura de Mauá marca esta quarta

Sindicato mobiliza servidores e aguarda manifestação da Justiça nesta quarta-feira após adaptação de ação jurídica contra demissão em massa

Gislayne Jacinto
Última atualização: 17/12/2025 20:32
Por Gislayne Jacinto
Publicado 17/12/2025
Compartilhar
Sindserv de Mauá reuniu cerca de 200 trabalhadores para prestar esclarecimentos e definir os próximos passos da resistência jurídica contra demissão em massa na Prefeitura.
Sindserv de Mauá reuniu cerca de 200 trabalhadores para prestar esclarecimentos e definir os próximos passos da resistência jurídica contra demissão em massa na Prefeitura. Foto: Lucas Miranda/Sindserv

Os 540 servidores da Prefeitura de Mauá vivem dias de incerteza após o anúncio de demissões em massa publicado no Diário Oficial do Município pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT) nesta segunda-feira (15/12) e antecipado por reportagem exclusiva do ABCD Jornal. Na noite desta terça-feira, o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Mauá) reuniu cerca de 200 trabalhadores para prestar esclarecimentos e definir os próximos passos da resistência jurídica contra os desligamentos.

O grupo de servidores presentes na reunião é composto tanto por profissionais já comunicados formalmente sobre o desligamento quanto por aqueles cujos nomes figuram nas listas publicadas no Diário Oficial do município.

Mobilização e Estratégia Jurídica

Durante o encontro, o departamento jurídico do Sindserv detalhou as movimentações processuais. O advogado Carlos Zambotto, representante da entidade, realizou uma alteração estratégica na peça jurídica apresentada à Justiça:

  • Mudança de Rito: Seguindo despacho do juiz Cesar Augusto de Oliveira Queiroz Rosalino, a Ação Civil Pública foi convertida em Ação Coletiva.
  • Andamento: A mudança visa dar celeridade e adequação técnica ao processo para que o mérito seja analisado o quanto antes.

A expectativa agora se volta para esta quarta-feira (17/12), data em que se espera uma manifestação decisiva do Judiciário sobre o pedido de interrupção ou revisão das demissões.

Atendimento e Cronograma

Além da frente jurídica, o sindicato organizou um cronograma para dar suporte aos afetados pela medida da administração municipal:

  1. Suporte imediato: Esclarecimento de dúvidas sobre direitos e situação funcional.
  2. Plantão pós-festas: Foi estabelecido um calendário de atendimentos presenciais para os funcionários logo no retorno do recesso de fim de ano.

A gestão municipal afirma que as exonerações atendem a “recomendações judiciais e a entendimentos consolidados dos órgãos de controle e fiscalização. A medida decorre de obrigação legal e não de decisão administrativa ou política do Executivo municipal”. Ainda segundo a administração municipal, todos os servidores exonerados terão assegurado o pagamento integral das verbas rescisórias e direitos previstos em lei, conforme a legislação vigente.

Tags:açãodemissão em massajustiçamarcelo oliveiramauáprefeitoprefeituraSindserv Santo André

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em Diadema, pedestre perde a vida após atropelamento na Rodovia Imigrantes Em Diadema, pedestre perde a vida após atropelamento na Rodovia Imigrantes
Próximo artigo Assaí Atacadista inaugura nova unidade na Estrada dos Alvarengas em SBC na próxima segunda Assaí Atacadista inaugura nova unidade na Estrada dos Alvarengas em SBC na próxima segunda

Últimas notícias ABC Paulista

Osmar Stabile Corinthians
Corinthians sofre novo transfer ban
18/07/2026
Corinthians
Corinthians faz mais ajustes em coletivo e mira retorno do calendário
18/07/2026
copa do mundo artilharia chuteira de ouro MBAPPE
Artilharia da Copa: Mbappé, Kane e Bellingham podem passar Messi antes da final
18/07/2026
Palmeiras
Palmeiras treina e Arias retorna ao grupo
18/07/2026
final da copa do mundo
Trump quer nova Copa do Mundo nos EUA, mas sem Canadá e México
18/07/2026

Recomendadas

Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população
São CaetanoCidades

Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população

18/07/2026
Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá
MauáCultura e Lazer

Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá

18/07/2026
Fim de semana no ABC terá quermesse com Péricles e Simone Mendes, exposição de carros antigos, Marcha para Jesus e mais
MauáCultura e LazerRibeirão PiresSão Caetano

Fim de semana no ABC terá quermesse com Péricles e Simone Mendes, exposição de carros antigos, Marcha para Jesus e mais

18/07/2026
Prefeito Marcelo Lima recebeu as duas equipes nesta quarta-feira (15/07), na prefeitura, para detalhar o esquema de segurança e também alertar que a queima de fogos de artifício.
São BernardoEsporte

Em São Bernardo, Blumenau e Estrela D. decidem título do futebol amador com premiação de R$ 100 mil

16/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?