VOLTAR
  • Variedades

Mauá vacina jovens com 26 anos e Santo André agenda para 28 e 29

Imunização em Mauá ocorre nas UBSs, no drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel e no Terminal Municipal

  • Mauá vacina jovens com 26 anos e Santo André agenda para 28 e 29 .
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/07/2021
  • Compartilhar:

Imunização em Mauá ocorre nas UBSs, no drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel e no Terminal Municipal

Mauá vacina jovens com 26 anos e Santo André agenda para 28 e 29 . Foto: Divulgação

Quem tem 26 anos e mora em Mauá já sabe quando poderá se imunizar contra a Covid.  A partir desta quinta-feira (29/07), a Secretaria de Saúde passa a vacinar esse grupo etário em 25 postos espalhados pela cidade. O público-alvo desta nova fase da campanha é de cerca de nove mil pessoas.

As doses serão aplicadas nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel e no novo posto da campanha, o Terminal Municipal de Mauá, em horários diferenciados.

Nas UBSs, a vacinação será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30 – exceto a Magini, cujo horário para imunização é até as 19h30. Flórida e Zaíra 2 atendem no mesmo horário, mas somente na quinta-feira, primeiro dia da imunização a esta nova faixa etária.

O drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, com entrada pela Rua Vitorino Dell’Antonia, no estacionamento de funcionários da Prefeitura, também abre somente nesta quinta-feira, das 9h às 15h30. Pessoas com idade superior a 26 anos e que ainda não receberam a primeira dose também podem garantir a imunização.

A vacinação no Terminal Rodoviário Central será de  segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. A iniciativa busca aproveitar a circulação de trabalhadores e ampliar o número de vacinados.

O pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) é obrigatório, pois agiliza o atendimento. Somente serão imunizados os moradores no município e que apresentem o comprovante de residência em nome do morador, do pai ou da mãe, ou em nome do marido ou da esposa (com cópia da certidão de casamento para comprovar). Todos devem apresentar CPF e documento com foto (CNH ou RG).

Munícipes com 18 anos ou mais podem se cadastrar para a xepa da vacina nas UBSs. Para participar é preciso morar em Mauá e apresentar comprovante de endereço no próprio nome, RG e documento com foto (CNH ou CPF) na unidade de saúde mais próxima da residência. Não se trata de agendamento, mas de inscrição para receber o imunizante quando houver sobra de doses. O usuário é avisado por telefone.

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina, seja na unidade de saúde ou no drive-thru. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas ficarem em casa na medida do possível. Caso realmente precisem sair, cuidem-se. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evitem aglomerações.

Santo André

Munícipes com 28 e 29 anos começarão a receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Santo André. O agendamento deve ser feito pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, horário e local disponíveis. No dia da vacinação é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

“Mais um avanço importante na vacinação de Santo André. Com a chegada de mais de 17 mil doses de vacina contra a Covid-19, podemos ampliar os grupos e reduzir a idade a ser imunizada neste momento. Planejamento, responsabilidade e infraestrutura para continuar vacinando os andreenses, com desempenho acima da média nacional e estadual”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Com 622.126 doses aplicadas, a cidade já vacinou 82% da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante, o que garante ao município um índice de imunização maior do que o alcançado pelo estado e pelo país.

O avanço na vacinação vem refletindo na diminuição da internação de pessoas com Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (27) o município está com 229 pessoas internadas, sendo que 173 pessoas estão em leitos públicos.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a necessidade de manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

O município se mantém estruturado com sete pontos drive-thru e nove unidade de saúde estrategicamente posicionados para a vacinação do público-alvo.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Doação de alimentos – As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações.

Os itens arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos, que faz a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade.