VOLTAR
  • Espaço Pet

Mauá promove conscientização da importância dos saruês

Animal é comum na região e essencial para o meio ambiente

  • Mauá promove conscientização da importância dos saruês.
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/09/2021
  • Compartilhar:

Animal é comum na região e essencial para o meio ambiente

Mauá promove conscientização da importância dos saruês. Foto: Divulgação/PMA

O saruê, também conhecido como gambá, cassaco, sariguê, entre outros nomes, é um animal de extrema importância para o nosso ecossistema. Esse marsupial ajuda a natureza espalhando sementes, além de ser um ótimo controlador de pragas, já que se alimenta de carrapatos, escorpiões, baratas e outras espécies prejudiciais ao ser humano.

Durante a época de reprodução, a fêmea pode ser um pouco arisca, porém, mesmo assim, o saruê é um bicho inofensivo, que não representa riscos. Apesar da má fama, esse marsupial não lança substâncias de mau odor para se defender. É comum que o saruê seja confundido com o cangambá, um animal norte-americano, que, ao se sentir ameaçado, libera líquido malcheiroso.

Muita gente também confunde os saruês com ratos e ratazanas e, por isso, acabam matando o animal. Uma das características que ajudam a diferenciar os marsupiais dos roedores são os dentes. Enquanto os ratos possuem incisivos muito proeminentes, os dentes dos saruês são mais uniformes, finos e pequenos. A pelagem entre eles também é diferenciada. Os ratos urbanos costumam ter cores mais uniformes e escuras, já os saruês possuem pelagem mais castanha, densa e, geralmente, com mais de uma cor.

O início da primavera é período de reprodução do saruê, o que faz aumentar a presença desses bichos em área urbana. Portanto, para evitar a visita deles, não deixe lixeiras abertas e alimentos expostos. Munícipes que precisarem de auxílio para retirar um saruê da residência podem recorrer à Defesa Civil, pelo telefone 199; ao Centro de Proteção Animal, via 4512-7489; ou à Guarda Ambiental, no número 153.

É importante ressaltar que, além da crueldade, matar esses bichos é crime e representa grave dano ao meio ambiente.