VOLTAR
  • Cidades

Mauá inicia a vacinação contra a Covid-19 na UPA Zaíra

Imunização terá como público-alvo nesta primeira etapa profissionais de saúde

  • Imunização tem como público-alvo nesta primeira etapa profissionais de saúde.
    Foto: Divulgação/PMA-Edu Guimarães
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/01/2021
  • Compartilhar:

Imunização terá como público-alvo nesta primeira etapa profissionais de saúde

 

Imunização tem como público-alvo nesta primeira etapa profissionais de saúde. Foto: Divulgação/PMA-Edu Guimarães

 

A data de 19 de janeiro de 2021 se tornou histórica para Mauá. Na UPA Zaíra foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Coube à auxiliar de enfermagem Francisca das Chagas e Silva de Lima receber a primeira dose do imunizante. Esse ato da primeira aplicação da vacina foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Oliveira e pela secretária de Saúde Célia Bortoletto.

Carinhosamente conhecida como Fran, a primeira imunizada em Mauá tem 72 anos e é uma das enfermeiras mais antigas da rede municipal de Mauá, onde atua há 33 anos, sendo que os últimos 26 foram dedicados à UBS Santa Lídia. Coube ao enfermeiro Rodrigo Antunes Pinheiro, com 17 anos e meio dedicados à Saúde da cidade, aplicar a vacina.

“Essa é uma data muito importante para nossa cidade e um passo definitivo para combater o novo coronavírus. Ainda há muito a ser feito por todos nós até chegar ao fim da pandemia. Mas, graças a Deus, iniciamos essa vacinação que nos enche de esperança”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

Neste primeiro dia devem ser vacinados, inicialmente, em torno de 40 profissionais do período noturno que atuam na UPA. A partir de amanhã seguirá o cronograma estipulado no Plano Municipal de Vacinação. O governo do Estado de São Paulo enviou inicialmente ao município 4760 de doses. Número considerado insuficiente até mesmo para imunizar 11 mil profissionais do setor da saúde – essa base se dá pelo último relatório emitido após a campanha de vacinação da H1N1, realizada em Mauá.

A cidade conta com insumos, como seringas e agulhas, suficientes para a aplicação das doses. Pelo Plano Municipal de Vacinação, quem atua na linha de frente no combate à Covid-19 e asilados (idosos e cuidadores das instituições de longa permanência para idosos) serão imunizados alem dos profissionais dos três hospitais particulares da cidade, do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, das 23 Unidades Básicas de Saúde e das 4 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A Prefeitura de Mauá aguarda o recebimento de um novo lote das vacinas para iniciar a imunização de demais grupos prioritários.

Esse ato da primeira aplicação da vacina foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Oliveira e pela secretária de Saúde Célia Bortoletto.. Foto: Divulgação/PMA-Edu Guimarães