VOLTAR
  • Cidades

Em Sto.André, 300 funcionários de hospitais são imunizados no 1º dia

Auxiliar de higiene Luzia Quitéria de Jesus da Silva, de 28 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus

  • Auxiliar de higiene Luzia Quitéria de Jesus da Silva, de 28 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/01/2021
  • Compartilhar:

Auxiliar de higiene Luzia Quitéria de Jesus da Silva, de 28 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus

 

Auxiliar de higiene Luzia Quitéria de Jesus da Silva, de 28 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta terça-feira (19/01) a imunização contra o novo coronavírus, no mesmo dia em que a cidade recebeu 11.360 doses da Coronavac. Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 nos hospitais de campanha, Centro Hospitalar Municipal e Hospital Estadual Mário Covas.

Além disso, idosos a partir de 60 anos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam em residência inclusiva, indígenas e quilombolas, também serão imunizados.

O prefeito Paulo Serra acompanhou o primeiro dia de vacinação no hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, local que contabiliza mais de 4.500 vidas salvas, e falou sobre a importância deste processo para o combate da pandemia. Somente nesta terça, foram imunizados 300 profissionais que atuam no Dell’Antonia e no outro hospital de campanha do município, localizado na Universidade Federal do ABC.

“Hoje é um dia histórico para a nossa cidade. Desde o início da pandemia a gente sonhava com esse momento de início da vacinação. Claro que sabemos que a quantidade não é o suficiente e que teremos alguns desafios, mas hoje é o dia que a gente enxerga que a luz no fim do túnel chegou. Vamos vencer essa guerra de forma definitiva e o tal do ‘vai passar’ agora faz muito sentido. Esperamos agora que a produção de vacinas decole para que seja possível manter e ampliar a quantidade de vacinação para toda nossa gente”, comentou o prefeito.

Com a chegada de novos lotes da vacina, a imunização será ampliada para os demais profissionais da rede pública e profissionais da redes privadas, seguindo o Plano Nacional de Imunização.

A auxiliar de higiene Luzia Quitéria de Jesus da Silva, de 28 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra o coronavírus em Santo André. Ela trabalha no hospital de campanha do Complexo Pedro Dell’Antonia desde a inauguração do espaço, em abril de 2020, e falou emocionada sobre a alegria de receber a vacina.

“Hoje, quando fiquei sabendo que ia ser a primeira a receber a vacina, quase não acreditei. Passei o dia todo ansiosa. Trabalho no hospital de campanha desde que ele abriu, tenho um filho de sete anos que depende de mim e agora me sinto mais segura. Não vejo a hora de tirar a máscara”, comentou a profissional.

De acordo com o volume de vacinas recebidas, a administração municipal vai definir os pontos de vacinação da campanha. Ao todo, cerca de 100 pontos entre unidades de saúde, escolas e outros locais poderão ser utilizados.

O prefeito Paulo Serra, que preside o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, também falou sobre a logística de imunização na região. “Chegaram 39 mil doses da vacina Coronavac para as sete cidades e o ABC iniciou a vacinação de forma simultânea. Além disso, foi enviado um ofício ao Governo do Estado sobre o critério utilizado para contabilizar a quantidade de doses, precisamos desta informação para que seja dada continuidade ao planejamento da campanha”, explicou.

Santo André possui cerca de 500 mil kits para aplicação de vacinas, compostos por seringas, agulhas, luvas e equipamentos de proteção. Para armazenar os imunizantes, também há uma vasta e moderna estrutura de freezer na Central de Imunização, local que recebeu as doses da Coronavac nesta terça.

O secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires, falou sobre a importância de manter os protocolos sanitários com o uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel. “É importante que as pessoas tenham dimensão que esse é apenas o começo. Ainda não temos vacinas suficientes, portanto é importante manter os cuidados sanitários, mas vai chegar para todo mundo”, afirmou.