VOLTAR
  • Cidades

Lixo vira dor de cabeça para moradores de São Bernardo; Veja vídeo

Lixeiras cheias, falta de capinação, poda de árvores e praças sujas estão entre as principais reclamações

  • Moradora Mariangelis reclama de mato alto em praça.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/04/2018
  • Compartilhar:

Lixeiras cheias, falta de capinação, poda de árvores e praças sujas estão entre as principais reclamações

A prestação do serviço de limpeza pública tem sido motivo de muitas reclamações de moradores de São Bernardo que dizem que o serviço de varrição deixa a desejar. Além disso, a Prefeitura demora muitos dias para recolher o lixo das lixeiras instaladas nas ruas e nas praças,

Os moradores do bairro Terra Nova II estão entre os mais insatisfeitos com o serviço de limpeza pública. A queixa envolve também a falta de poda de árvores e de varrição em determinados locais. Algumas famílias chegam a se reunir para fazer limpeza de praças, entre elas a que fica em frente ao Colégio Airton Senna.

A Praça Natale Morassi e a Praça que fica entre as ruas Ema Cipriani Bruni e Antonio Menugueti são as que mais os moradores do Terra Nova II reclamam. No caso dessa última, a crítica é de que o mato não é cortado há sete meses. “Estamos há sete meses sem que a Prefeitura apareça para cortar o mato. Isso causa insegurança aos moradores, pois criminosos podem se esconder no local para atacar quem está chegando em casa”, disse Mariangelis Gusson, moradora a 29 anos do bairro.

Moradora Mariangelis reclama de mato alto em praça. Foto: Gislayne Jacinto

Erminda Guazzelli, que está no Terra Nova II há 32 anos, também reclama da sujeira. Sua principal crítica é com relação à lixeira que fica em frente a sua casa. “Tenho de pagar para um jardineiro recolher o lixo porque a Prefeitura não aparece para fazer o serviço. A limpeza pública piorou muito nos últimos meses”, afirmou.

Coincidência ou não, no ano passado o prefeito Orlando Morando iniciou uma queda de braço com a empresa ao fazer questionamentos sobre o contrato na Justiça. Depois do impasse houve um acordo de rompimento com a empresa e nova licitação foi aberta.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviço Urbano, informou que irá destacar equipe técnica para vistoria nos pontos citados. A previsão é que as falhas sejam corrigidas dentro de 15 dias. “É importante destacar que em 2017 foi feito cancelamento amigável do contrato para coleta de lixo, que compreendia todos os serviços referentes à limpeza, capina e poda de árvore. Dentro do novo contrato emergencial firmado houve redução dos serviços, até que a nova licitação atualmente em curso se concretize”, afirmou a Prefeitura por meio de nota ao acrescentar que ocorrências pontuais devem ser relatadas por meio dos canais: (11) 2630-7200, (11) 2630- 7210 e (11) 2630-7207.