VOLTAR
  • Política

Justiça solta morador de S.Bernardo preso em ato contra privatização da Sabesp

Hendryll Luiz Rodrigues de Brito, de 22 anos e seu colega Lucas Borges Carvente estavam detidos desde quarta passada acusados de vandalismo e agressão a PMs O Tribunal de Justiça de São Paulo emitiu nesta terça-feira (12/12) uma ordem de soltura de Hendryll Luiz Rodrigues de Brito, um jovem de 22 anos de São Bernardo […]

  • Justiça solta morador de S.Bernardo preso em ato contra privatização da Sabesp.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/12/2023
  • Compartilhar:

Hendryll Luiz Rodrigues de Brito, de 22 anos e seu colega Lucas Borges Carvente estavam detidos desde quarta passada acusados de vandalismo e agressão a PMs

soltura de estudante de São Bernardo

Justiça solta morador de S.Bernardo preso em ato contra privatização da Sabesp. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo emitiu nesta terça-feira (12/12) uma ordem de soltura de Hendryll Luiz Rodrigues de Brito, um jovem de 22 anos de São Bernardo do Campo, e de Lucas Borges Carvente. Eles foram detidos durante um protesto na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) contra a privatização da Sabesp. O projeto foi votado na quarta-feira da semana passada.

Hendryll, estudante de Engenharia de Petróleo na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi preso juntamente com outros manifestantes de diferentes grupos sociais e estudantis. O Tribunal julgou a prisão preventiva em regime fechado como desproporcional, levando à decisão de liberar ambos os jovens.

Entenda o caso

, de 22 anos, faz graduação em engenharia de petróleo na

Morador de S.Bernardo foi preso após ato contra privatização da Sabesp. Foto: Divulgação

Hendryll Lui faz graduação em engenharia de petróleo na Unifes (Universidade Federal de São Paulo), onde atua no centro acadêmico, além de ser militante da União da Juventude Rebelião.

O universitário é acusado de envolvimento em atos de vandalismo e agressão aos policiais militares durante a manifestação no plenário da Alesp. Representantes legais e grupos de apoio aos manifestantes argumentam que as prisões foram excessivas e representam uma violação do direito de livre manifestação.

A defesa argumentou o estudante possui residência fixa e outras características que normalmente qualificam para uma liberação para responder em liberdade.

Durante a sessão da semana passada na Alesp, quatro pessoas foram levadas à delegacia pela Polícia Militar na última quarta-feira, quando foi votada a proposta que autoriza a venda do controle acionário da estatal estadual. O grupo passou a noite no 27° Distrito Policial, do Campo Belo, zona sul paulistana, até ser encaminhado para audiência de custódia na quinta-feira (07/12). A Justiça decidiu manter a prisão em flagrante do professor Lucas Carvente e do estudante Hendryll Luiz, acusados de quebrar móveis na Alesp e agredir policiais.

jovens soltos

Várias pessoas foram até a cadeia aguardar a soltura dos dois jovens presos. Foto: Divulgação

Coletiva de imprensa

Uma coletiva de imprensa está marcada para esta quarta-feira (13/12), às 11h, na qual  Hendryll, Lucas e outros participantes falarão sobre o caso e a manifestação. Esse evento será realizado no SINTAEM.