Justiça manda soltar vereadora de Santo André Elian Santana
Parlamentar foi presa em 26 de novembro acusada de fraudar aposentadorias do INSS
Parlamentar foi presa em 26 de novembro acusada de fraudar aposentadorias do INSS
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região) concedeu nesta sexta-feira nesta sexta-feira (14/12) liminar que autoriza a liberdade da vereadora de Santo André Elian Santana (SD), presa no dia 26 de novembro.
“O processo é sigiloso e não podemos nos aprofundar nas informações porém o Desembargador foi justo na apreciação do Habeas Corpus em cognição sumária e concluiu que a prisão preventiva da vereadora pode responder em liberdade e substituir por medidas cautelares”, disse o advogado de Elian, José Bittencourt.
De acordo com a defesa, apesar da liberdade, o afastamento da Câmara permanece. O Legislativo de Santo André foi notificado pela Justiça em 28 de novembro de que a vereadora Elian Santana (SD) está afastada do cargo por seis meses. A parlamentar foi presa na operação Operação Barbour, deflagrada pela PF (Polícia Federal). Ela é acusada de participação em fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A determinação judicial foi estendida à chefe de gabinete, Lucilene Aparecida Ferreira França.
Elian foi afastada do cargo a pedido da AGU (Advocacia-Geral da União). Todos os seus bens também foram bloqueados.
Elian é acusada de participar de uma quadrilha com quatro pessoas, entre elas o servidor da agência da Previdência de Diadema Vitor Mendonça de Souza. De acordo com a PF, esse funcionário era responsável por aprovar as aposentadorias medidante a pagamento de R$ 9 mil a R$ 15 mil. Alguns benefícios foram aprovados por ele em tempo recorde: 4 minutos. Outro preso foi Adair Assah, acusado de ser o intermediário do esquema fraudulento.