Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Justiça condena empresários contratados por Marinho nas obras do Museu do Trabalhador

Antônio Célio Gomes de Andrade e Élvio José Marussi são apontados como responsáveis por irregularidades na execução da obra na gestão do PT

Última atualização: 19/02/2020 14:43
Por Gislayne Jacinto
Publicado 19/02/2020
Compartilhar

Antônio Célio Gomes de Andrade e Élvio José Marussi são apontados como responsáveis por irregularidades na execução da obra na gestão do PT

 

Obras do Museu do Trabalhador foram alvo de ação na Justiça. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

Os empresários contratados na gestão do ex-prefeito de São Bernardo pelo PT, Luiz Marinho, foram condenados em um dos processos sobre as obras do Museu do Trabalhador.

O juiz Leonardo Henrique Soares, da 3ª Vara Federal de São Bernardo, condenou os empresários Antônio Célio Gomes de Andrade e Élvio José Marussi por irregularidades na execução da obra, cujo objetivo era prestar homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambos são apontados como dono e laranja da Construções e Incorporações CEI, empreiteira responsável pela obra. Marinho e seus secretários foram absolvidos nesta acusação.

Marussi e Andrade foram condenados por falsidade ideológica e inserção de informações falsas no quadro de sócios da Construtora e Incorporadora CEI Ltda. O primeiro foi sentenciado a 10 anos e seis meses de reclusão, mais 105 dias-multa, enquanto Andrade foi condenado a 14 anos de prisão e 182 dias-multa. As penas serão cumprias em regime fechado, porém, ambos podem esperar o resultado dos recursos em liberdade.

O ex-prefeito Marinho foi absolvido neste sentença, mas ainda é réu em outro no processo que envolve a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, idealizada pelo petista em 2012 e que ficou abandonada por alguns anos. O orçamento total foi de R$ 18,8 milhões.

Ainda corre contra Marinho, fruto da Operação Hefesta, deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2016, a acusação de suspeita de fraudes nas licitações, desvios e superfaturamento de recursos destinados à fase preparatória da obra, que envolveu a contratação de projeto básico, estudo preliminar e estudo museológico. Três ex-secretários da gestão petista também respondem ao mesmo processo. São eles: Alfredo Buso (Planejamento), José Cloves (Obras) e Osvaldo de Oliveira (Cultura).

Segundo a peça apresentada pela Justiça, a empreiteira foi acusada de levar vantagem na licitação realizada em 2010, em troca de suposto benefício direcionado à gestão petista. O caso sobre o esquema de propinas na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador foi deflagrado em 2016 com a Operação Hefesta.

O ex-prefeito Marinho disse que ainda não há decisão sobre esse caso e nega irregularidades. “Aguardamos com serenidade e tranquilidade essa decisão, pois temos absoluta certeza de tudo o que fizemos nesse caso do Museu. Sempre disse que não houve nenhuma irregularidade nesse processo”, afirmou.

Quanto à decisão desta semana, afirmou que a absolvição mostra que nunca teve nada a esconder. “Recebi essa decisão com serenidade e muita alegria. E ela confirma o que eu sempre disse: que a licitação não teve nenhuma irregularidade. Sempre estive tranquilo sobre a regularidade do Museu do Trabalhador. Esta absolvição somente comprova que nunca tivemos nada a esconder”, afirmou.

Ao ser indagado como avalia a condenação dos empresários contratado em sua gestão, o ex-prefeito não comentou. “Não cabe a mim avaliar essa decisão”, finalizou.

 

Tags:condenaçãoe-prefeitoempresáriosjustiçaLuiz Marinhomuseu do trabalhadorprocesso

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ABCD ganha polo de atendimento a pessoas vítimas de acidentes por escorpião
Próximo artigo PM liberta mulher mantida em cárcere privado pelo ex-marido em S.Bernardo

Últimas notícias

Contenção de despesas supera a meta definida em janeiro
Contenção de despesas supera a meta definida em janeiro
12/07/2025
Fundo Social de Ribeirão Pires recebe 250 cobertores do Estado para reforçar Campanha do Agasalho 2025
Ribeirão Pires recebe 250 cobertores do Estado para reforçar Campanha do Agasalho 2025
12/07/2025
São Caetano 148 anos: Parque Chico Mendes recebe 16ª Exposição Anual de Carros Antigos
São Caetano 148 anos: Parque Chico Mendes recebe 16ª Exposição Anual de Carros Antigos
12/07/2025
Secretaria de Mobilidade Urbana de Mauá lançou ferramenta que vai facilitar a vida dos estudantes e pais
Cadastramento de passe escolar em Mauá agora pode ser feito online
12/07/2025
Prefeitura de São Bernardo promove seletiva de natação para crianças e adolescentes
Prefeitura de São Bernardo promove seletiva de natação para crianças e adolescentes
11/07/2025

Recomendadas

Prefeito Taka Yamauchi recebe medalha Challenge Coin da Polícia Militar
DiademaPolítica

Prefeito Taka Yamauchi recebe medalha Challenge Coin da Polícia Militar

12/07/2025
GCM de Mauá prende dois procurados pela Justiça em menos de 72 horas
MauáCidades

GCM de Mauá prende dois procurados pela Justiça em menos de 72 horas

11/07/2025
Obra da Alça do Km 16 da Anchieta: 1ª fase não teria autorização da Ecovias, dizem vereadores
São BernardoPolítica

Obra da Alça do Km 16 da Anchieta: 1ª fase não teria autorização da Ecovias, dizem vereadores

10/07/2025
Trump
BrasilPolítica

Trump impõe tarifa de 50% a produtos brasileiros e faz críticas ao julgamento de Bolsonaro

10/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?