VOLTAR
  • Esporte

Jovem atleta de Diadema ganha a vida como gamer

Das piscinas para a tela do computador, Lucaszin apaixonou-se pelos jogos e mantém rotina diária de esportista profissional

  • , Lucas Joia Ferreira, conhecido como Lucaszin, ganha a vica como gamer.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 17/05/2023
  • Compartilhar:

Das piscinas para a tela do computador, Lucaszin apaixonou-se pelos jogos e mantém rotina diária de esportista profissional

Lucaszin

Lucas Joia Ferreira, conhecido como Lucaszin, ganha a vica como gamer. Foto: Divulgação

 

Apesar da pouca idade, Lucas já tem no currículo dois esportes de destaque: natação e esportes eletrônicos. Diademense, o atleta de 20 anos dedicou 15 às piscinas, mas após uma lesão no joelho somada à falta de apoio financeiro para os treinos e competições, decidiu encerrar a carreira e dedicar-se aos estudos na faculdade de Engenharia da Computação.

Daí para as telas dos games foi um passo: apaixonado por jogos, Lucas Joia Ferreira, conhecido como Lucaszin, baixou um jogo (Call of Duty:Mobile) para disputar com os amigos nos intervalos das aulas, mas não gostou e decidiu desinstalar. Poucas semanas depois, porém, decidiu reinstalar, aprender a jogar e treinar com mais disciplina.

Foi então que a sementinha dos esportes eletrônicos brotou na mente e no coração de Lucas, que viu ali a oportunidade de seguir carreira. “Na metade de 2020, conheci o jogo com alguns amigos e fui me apaixonando até que me destaquei e recebi o convite para entrar no meu primeiro time competitivo”, disse.

Pouco tempo depois, já em 2022, dividia seu tempo entre jogos e trabalho, sendo campeão em competições que disputava nos horários de almoço.

Após a classificação para o mundial dos Estados Unidos, porém, e depois de cursar dois anos e seis meses de faculdade, abandonou o trabalho e os estudos para a paixão que falava mais alto: os games.

Atualmente, é com os games que o jovem ganha a vida que leva com uma rotina diária pesada de muita dedicação e treinos. “Temos uma rotina bem longa, jogamos normalmente 10 horas por dia, sendo das 17h às 23h com o time, treinando, e o restante do tempo investindo na parte individual jogando ou assistindo a treinos e campeonatos”, afirmou.

Lucaszin

Após a classificação para o mundial dos Estados Unidos, Lucaszin abandonou o trabalho e os estudos para a paixão que falava mais alto: os games. Foto: Divulgação

Como ser profissional de e-sports

Para ter sucesso na área, o atleta precisa desenvolver habilidades de raciocínio, estratégia, velocidade, destreza, controle emocional, processamento de várias informações ao mesmo tempo, comunicação e trabalho em equipe.

Atualmente, Lucas compõe a equipe profissional Inco Gaming, através da qual recebe treinamento, apoio nutricional, psicológico e tudo o que precisa para desempenhar com sucesso seu papel de atleta. Ele já passou por outras equipes como Loops eSports e GodSent.

Para as crianças e adolescentes que sonham em ser gamers profissionais, Lucas explica: “Acredito que a parte mais complexa para virar um atleta profissional de e-sport seja explicar a atividade para a família e ter o apoio deles. No meu caso, fiz de tudo para trazê-los ao meu mundo e mostrar como funciona, e eles sempre me apoiaram em todas as aventuras da vida.”

Lucaszin

É com os games que o jovem Lucaszin ganha a vida que leva com uma rotina diária pesada de muita dedicação e treinos