VOLTAR
  • Cidades

Furto em UBSs de Mauá causa perda de vacinas e atendimento é suspenso

Unidades Básicas de Saúde invadidas são do Jardim Mauá, Itapark e Feital; Prefeitura não dá previsão para retorno   

  • Unidades Básicas de Saúde invadidas são do Jardim Mauá, Itapark e Feital; Todas ficaram sem energia.
    Foto: Reprodução/TV Globo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/09/2021
  • Compartilhar:

Unidades Básicas de Saúde invadidas são do Jardim Mauá, Itapark e Feital; Prefeitura não dá previsão para retorno

Unidades Básicas de Saúde invadidas são do Jardim Mauá, Itapark e Feital; Todas ficaram sem energia. Foto: Reprodução/TV Globo

Ladrões invadiram e furtaram fios de energia elétrica de três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá. O fato provocou falta de energia e os atendimentos ao público foram interrompidos nesta quarta-feira (08/09), no Jardim Mauá, Itapark e Feital.

No caso do Jardim Mauá, os criminosos invadiram a UBS no feriado prolongado e arrebentaram os cadeados para furtar a fiação que ligava ao poste de energia.

O furto foi descoberto na manhã desta quarta-feira quando os servidores entraram para trabalhar e encontraram o local sem energia. Essa é a quinta  vez que o fato se repete na UBS, em 2021.

Cerca de 600 vacinas que estavam armazenadas nas geladeiras dessa unidade podem ter sido perdidas e a Prefeitura vai encaminhá-las ao Estado para que possam ser analisadas.

Tinham armazenados no local imunizantes contra meningite e poliomielite. Essa UBS também é ponto de vacinação contra a Covid-19 , e a vacinação teve de ser suspensa. Havia 300 pessoas agendadas.

A Prefeitura, comandada por Marcelo Oliveira (PT), diz que registrou Boletins de Ocorrências e que encaminhou ofício à Polícia Militar para intensificar as rondas. A administração não deu prazo para retomar o atendimento, mas disse que “trabalha para agilizar os reparos e retomar o serviço para a população o mais rapidamente possível”.

Leia a íntegra da nota oficial:

“Desde o início do ano, a Prefeitura de Mauá vem enfrentando uma série de problemas em relação a roubos de cabos de energia elétrica em prédios públicos, mesmo com a atual gestão tendo reforçado a segurança dos locais com a GCM (Guarda Civil Municipal).

Em razão deste problema sério e recorrente, o governo resolveu tomar uma decisão firme no sentido de coibir esse tipo de crime que tem levado prejuízos não apenas à municipalidade, mas, principalmente, à população.

Além de encaminhar ofício à Polícia Militar para intensificar as rondas preventivas, outra ação definida pelo governo é o aumento da fiscalização nos locais onde geralmente esse tipo de material é comercializado.

Nos casos específicos ocorridos durante o feriado prolongado de 7 de setembro, os roubos das fiações nas UBSs Jardim Mauá, Itapark e Feital prejudicaram o atendimento ao público nesta quarta-feira (08/09).

Doses de vacinas precisaram ser descartadas, entre as quais doses contra poliomielite e contra meningite. Ainda não é possível mencionar a quantidade, pois o material foi enviado à GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), do governo do Estado, para análise.

Não houve perda, porém, de imunizantes contra a Covid, os quais ficam armazenados em outro local.

Foram registrados boletins de ocorrência em delegacias próximas.

A Prefeitura de Mauá trabalha para agilizar os reparos e retomar o serviço para a população o mais rapidamente possível.

A gestão também solicita a ajuda da população para denunciar essa prática criminosa. Quem tiver informações pode ligar, sem precisar se identificar, para o 153 da GCM (Guarda Civil Municipal) ou para o 190 da PM (Polícia Militar).