VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Fábrica de Cultura de Diadema é inaugurada e atenderá 100 mil

 Prefeito Lauro Michels diz que Estado demorou quatro anos para entregar obra por conta da recessão do país

  • Grupos culturais se apresentaram durante inauguração da Fábrica de Cultura em 23 de novembro de 2018.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/11/2018
  • Compartilhar:

 Prefeito Lauro Michels diz que Estado demorou quatro anos para entregar obra por conta da recessão do país

 

fábrica de cultura

Grupos culturais se apresentaram durante inauguração da Fábrica de Cultura. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Depois de quatro anos em construção, a Fábrica de Cultura de Diadema foi inaugurada nesta sexta-feira (23/11) pelo prefeito Lauro Michels (PV) e representantes do governo estadual. O projeto foi viabilizado por conta de uma parceria entre Estado e Município. Os investimentos atingiram R$ 16,9 milhões.

A Fábrica de Cultura representa a transformação de um ambiente hostil, escuro, ocioso em algo com vida e que poderá transformar as nossas crianças, pois ocuparão a vida com atividades educativas”, afirmou o prefeito ao acrescentar que a construções levou quatro anos para ser concluída por conta da recessão econômica do País.

Os cursos começarão em março com 1,4 mil vagas, além das oficinas culturais, biblioteca, cessões de espaço entre outras atividades recreativas.

O secretário de Cultura, Eduardo Minas, afirmou que apesar de os cursos começarem em março, em janeiro, durante as férias dos alunos, haverá várias ações na Fábrica de Cultura.

Além do prefeito e do secretários, participaram da inauguração o secretário estadual da Cultura, Romildo Campello, o diretor executivo da Poiesis, Clovis Carvalho, além de secretários e vereadores.

fábrica de cultura

Secretários de Cultura de Diadema e do Estado participaram da inauguração conduzida pelo prefeito Lauro Michels. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

Essa unidade da Fábrica de Cultura é a primeira da capital paulista. O espaço conta com 6.000 m2 de área construída. O terreno no centro da cidade foi doado pela Prefeitura, para a implantação do projeto. “A Fábrica de Cultura de Diadema já é uma realidade. Todos nós estávamos muito ansiosos para o início das atividades. Semeamos, e agora iremos colher os frutos. A população de Diadema merece este espaço incrível. Aqui teremos ainda mais cultura e mais desenvolvimento social para os nossos jovens”, disse o prefeito.

A Fábrica de Cultura foi criada com o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens e crianças, por meio da valorização e ampliação de universos culturais. A Fábrica é um dos principais programas do Governo do Estado de São Paulo, que anualmente oferece à população centenas de atividades gratuitas como circo, música, teatro, fotografia, vídeo e muito mais. A cidade de Diadema recebe a 11ª unidade do projeto e a expectativa é que se integre na vida cultural da cidade, atendendo cerca de 100 mil pessoas por ano.

A Cultura transforma a vida das pessoas. O mais importante para o sucesso deste espaço será a integração com a cidade”, disse o secretário estadual da Cultura, Romildo Campello.

fábrica de cultura

Público se divertiu com apresentações culturais nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

Diversão

Durante a inauguração, as crianças puderam aproveitar as barracas de algodão doce, pipoca e cachorro-quente, além do pula-pula, piscina de bolinhas e pintura facial. Quem gosta de música curtiu uma vivência em música experimental com a instalação da Kasa Ruyce, que trabalha com instrumentos musicais alternativos.

O grupo Mac Fly Mob, formado por jovens de Diadema, participou da Crew Breaking, apresentação de hip hop. Na parte da tarde o público pode prestigiar performances circenses com o grupo Tapias Voadores que buscam resgatar a magia tradicional do circo. Às 18h, será a vez do Cortejo do Bloco da Moça, que sairá da Praça Ubatuba em direção à Fábrica. Amarelo, azul e laranja, as cores do grupo, tomarão conta das ruas de Diadema, celebrando a cultura popular e o carnaval. E fechando o dia, às 20h o público é convidado para o Sarau Cinematográfico, que terá exibição de filmes e apresentação de poemas. A proposta é propagar a produção cultural da Zona Sul por meio de imagens, rimas e ritmos.

A Fábrica de Cultura é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e será gerenciada pela Organização Social e Cultural Poiesis. “Hoje é um dia especial para Diadema. A cidade ganha um espaço ideal para desenvolver atividades artísticas, culturais, realizar vivências em grupo e formar cidadãos. Os grupos artísticos da cidade também poderão utilizar as salas para ensaios”, comentou o diretor do Poiesis, Clovis Carvalho.

A partir de hoje, 23/11, a Fábrica estará aberta ao público de terça a domingo das 9h às 17h sempre com atividades gratuitas. Em janeiro, o público já poderá curtir a programação de férias e fazer as inscrições para os ateliês e trilhas que acontecerão no contra turno escolar.

Serviço

Endereço – Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, nº 135 – Centro – Diadema/SP

Site: www.fabricasdecultura.org.br