VOLTAR
  • Cidades

Duas pessoas morrem nas enchentes de São Bernardo nesta sexta

Cidade foi castigada pelas chuvas e serviços de limpeza e remoção de lama e árvores caídas deve ser concluída neste domingo

  • Encehntes em São Bernardo causaram a morte de duas pessoas nesta sexta-feira.
    Foto: Divulgação/Redes Sociais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/11/2018
  • Compartilhar:

Cidade foi castigada pelas chuvas e serviços de limpeza e remoção de lama e árvores caídas deve ser concluída neste domingo

 

enchentes

Encehntes em São Bernardo causaram a morte de duas pessoas nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

 Duas pessoas morreram nesta sexta-feira (23/11) nas enchentes que ocorreram em São Bernardo. Uma das regiões mais atingidas foi o centro da cidade, onde está centro construído um piscinão, que será concluído em agosto do ano que vem.

A primeira vítima foi confirmada na noite desta sexta-feira. Trata-se de um homem que estava de bicicleta no momento mais grave da chuva, no Centro. A morte também foi causada por afogamento.

Na manhã deste sábado (24/11,) foi confirmado o segundo óbito causado pela forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde desta sexta-feira. A segunda vítima foi uma mulher, de 63 anos, cuja morte foi causada por afogamento, na avenida Robert Kennedy, no bairro Independência. No momento do incidente, ela estava acompanhada da neta, que foi resgatada em estado grave. A menina deu entrada na noite de sexta na UTI pediátrica do Hospital Pronto-Socorro Central, após afogamento, e segue em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos. Ela está sendo acompanhada por equipe multiprofissional 24h.

Desde a noite, a Prefeitura mobilizou equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito para minimizar os danos causados pela chuva. Ao longo deste final de semana, inclusive na madrugada, cerca de 150 homens e mulheres das equipes de limpeza e manutenção, estarão trabalhando na cidade, para retomar a normalidade o mais breve possível. Uma das vias mais impactadas foi a rua Jurubatuba, no Centro, onde a maior parte da lama já foi removida.

Vale destacar que a cidade foi atingida por uma das maiores enchentes de sua história, o que provocou ocorrências em casas e comércios, além de forte impacto no trânsito. Na região central do município, foram registrados 45 milímetros de chuva em pouco mais de uma hora; No Parque dos Pássaros, foram 62 milímetros no mesmo período; Jardim Silvina: 43 milímetros; e Jordanópolis: 48 milímetros. O volume foi muitas vezes superior ao previsto para ao longo de todo o dia, que era de 11 milímetros de chuva”, informou nota da Prefeitura ao acrescentar que em caso de emergência, é possível contatar a Defesa Civil, por meio do número 199.

Visita
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) e seu vice, Marcelo Lima (PSD), estiveram na manhã deste sábado na rua Jurubatuba, onde a Prefeitura executa serviços de limpeza por conta dos estragos causados pelas chuvas. “Sofremos uma das maiores chuvas dos últimos tempos. Infelizmente, duas vítimas fatais. Um senhora no bairro Assunção e uma outra pessoa na região do Centro. O que nos compete agora é reconstruir a cidade. Desde ontem à noite, nossas equipes de limpeza já estão nas ruas. São 150 pessoas fazendo a remoção das árvores caídas e a limpeza da lama que sobrou.”, disse o prefeito.

O prefeito Orlando Morando afirmou que a previsão é de que os serviços de limpeza sejam concluídos até neste domingo (25/11).

Santo André

Santo André também foi atingida no final da tarde desta sexta-feira por fortes chuvas, uma das maiores dos últimos 10 anos, que provocaram ocorrências em diversos pontos da cidade. Foram 94 milímetros em praticamente uma hora, quando o previsto para todo o mês de novembro seriam 140 milímetros de precipitação.

Entre os locais que registraram alagamento estão a avenida José Amazonas, avenida Queirós dos Santos, avenida Sara Zirlis, avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, avenida Queirós dos Santos, avenida XV de Novembro, avenida das Nações, entre outros.

“Por conta disso, e para garantir a segurança dos munícipes, informamos que todos os parques da cidade estarão fechados neste sábado, assim como cancelados todos os eventos programados para estes parques. Desta forma, as equipes da Prefeitura estarão todas mobilizadas de forma solidária à Defesa Civil, inclusive durante a madrugada, para minimizar os danos causados pela fortíssima chuva”, informou nota da prefeitura. Em caso de emergência, o munícipe deve ligar no telefone 199, da Defesa Civil.