VOLTAR
  • Política

Ex-prefeito de São Bernardo Tito Costa morre aos 100 anos

Prefeito Orlando Morando emitiu nota de pesar pelo falecimento do jurista  

  • São Bernardo eterniza Tito Costa com busto inaugurado na Praça da Matriz.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/10/2023
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando emitiu nota de pesar pelo falecimento do jurista

Tito Costa

Ex-prefeito de São Bernardo Tito Costa morre aos 100 anos. Foto: Divulgação

O ex-prefeito de São Bernardo e jurista Tito Costa, morreu neste sábado (28/10) aos 100 anos. Ele governou a cidade de 1977 a 1982.

O prefeito Orlando Morando utilizou suas redes para emitir uma nota de pesar. Segundo o chefe do Executivo, o filho do jurista, Tito Filho foi quem fez o comunicado sobre o falecimento.

Leia a íntegra a nota de Orlando Morando:

“Há pouco, recebi pelo seu filho, Tito Filho, a triste notícia que nós perdemos o querido e sempre prefeito de São Bernardo, Tito Costa, aos 100 anos. Ele faleceu na cidade de Torrinha, local onde será velado e sepultado neste domingo.

Registro aqui a minha tristeza e ao mesmo tempo o reconhecimento deste homem público de tamanha importância, que não apenas serviu como prefeito a cidade de São Bernardo, mas colaborou muito para a democracia do nosso País.

Que Deus te acolha, Tito Costa, e que possa levar o amparo, possa levar o conforto à sua família neste triste momento”.

Biografia

Tito Costa, filho de José Vicente Costa e Hermínia Braidotti Costa, nasceu em Torrinha, São Paulo, em 31 de dezembro de 1922. Aos doze anos, deixou a cidade natal para estudar, frequentando seminário por três anos. Posteriormente, abandonou a carreira eclesiástica e retomou o curso secundário. Após terminar o curso, mudou-se para São Paulo, onde cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, USP, até 1950.

Começou a trabalhar no Departamento Jurídico do Frigorífico Wilson. O diretor da empresa, Lauro Gomes, viria a se eleger prefeito de São Bernardo do Campo em 1951 e levou Tito Costa a trabalhar na prefeitura em 1951. De 1952 a 1954, Tito Costa trabalharia como advogado e procurador da prefeitura de São Bernardo do Campo.

Em 1953, casou-se como Léa Nunes Costa (com quem teve cinco filhos) e colaborou com a anexação do território de Taboão ao município de São Bernardo do Campo. Atuou como assessor de Lauro Gomes em seu segundo governo como prefeito de São Bernardo do Campo (1960-1963) e nos meses de 1964 em que Lauro Gomes foi prefeito de Santo André.

Atuou como advogado até 1976. Foi vereador do município de Torrinha e prefeito do município de São Bernardo do Campo entre os anos de 1977 e 1982. Foi também deputado federal constituinte pelo partido político PMDB entre 1987 e 1990. Foi vice-prefeito da cidade na gestão de Walter Demarchi, de 1993 a 1996.

Carreira em Direito

Tito Costa atuou como advogado militante em São Paulo e São Bernardo. Sua especialidade era Direito Público, especialmente Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Se destacou como advogado constitucionalista, especializando na área de Direito Eleitoral. Foi Vice-presidente da OAB – seccional de São Paulo.