VOLTAR
  • Política

Auricchio confirma tarifa zero em ônibus de S.Caetano a partir desta quarta

Novo contrato com concessionária do transporte coletivo será assinado nesta segunda-feira; Câmara aprovou projeto do Executivo nesta sexta

  • Auricchio confirma tarifa zero em ônibus de São Caetano a partir desta quarta.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/10/2023
  • Compartilhar:

Novo contrato com concessionária do transporte coletivo será assinado nesta segunda-feira; Câmara aprovou projeto do Executivo nesta sexta

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnio, informou que a tarifa  zero nos ônibus passará a valer a partir desta quarta-feira (01/11). Ele disse que o novo contrato com a concessionária será assinado nesta segunda-feira (30/11). “Vamos conseguir cumprir nosso cronograma”, afirmou o prefeito.

Auricchio disse que empresários da cidade elogiaram a iniciativa da Prefeitura porque vão eles vão economizar com vale-transporte. “Tem um empresário na cidade que nos falou que a economia para a empresa será de R$ 600 mil por ano”, contou o prefeito.

O chefe do Executivo acredita que a medida estimulará as empresas a contratarem moradores da cidade. A tarifa zero só vale para as linhas municipais.

prefeito Auricchio

Auricchio confirma tarifa zero em ônibus de São Caetano a partir desta quarta. Foto: Divulgação

Lei aprovada

A Câmara de São Caetano do Sul aprovou na manhã desta sexta-feira (27/10) o projeto do Executivo para a criação do programa Tarifa Zero, projeto da prefeitura que visa disponibilizar aos usuários do transporte coletivo municipal a gratuidade para o seu uso. A Casa se tornou a primeira Câmara do ABCD a debater matéria que institui a gratuidade no transporte coletivo.

O presidente do Legislativo, vereador Professor Pio Mielo (PSDB), destacou o debate positivo feito pelos vereadores e pontuou a celeridade na apreciação do projeto em plenário, ressaltando que houve tempo para estudo e apresentação de emendas à matéria.

“Não houve toque de caixa, não houve pressa, não houve nada. Todo mundo teve a oportunidade de fazer a discussão para uma sessão extraordinária sexta-feira, às 11 da manhã. Tudo planejado, tudo tranquilo, dentro da vontade política do Executivo e da responsabilidade dos 19 vereadores que compõe esta Casa de Leis”, afirmou o presidente.

Os parlamentares entenderam que a implantação do Tarifa Zero trará diversos benefícios para a população, em especial para a mobilidade urbana da cidade, aprovando o projeto por unanimidade.

plenário da Câmara de São Caetano

Câmara de São Caetano aprovou nesta sexta-feira projeto do Executivo sobre tarifa zero no transporte público municipal. Foto: Divulgação

O líder do Governo na Casa, vereador Gilberto Costa (Avante), salientou a relevância da iniciativa para o município e a prioridade dada ao tema para se propor tal medida. “Nós priorizamos para chegar neste dia. Por isso, podemos estar aqui e sabemos por que fizemos planejamento, levantamento de custo, fomos assessorados”, disse Costa.

De acordo com a justificativa encaminhada com o texto do projeto de lei, entre os objetivos da proposta está o de garantir “acesso aos meios de locomoção, reduzindo emissões de carbono por meio de veículos automotores e os engarrafamentos no Município de São Caetano do Sul”. O projeto seguiu para sanção do poder Executivo municipal.