VOLTAR
  • Política

Estado não descarta retomar projeto de instalação de IML em Mauá

Posto do Instituto Médico Legal foi fechado dois meses depois de inaugurado na cidade

  • Posto do IML de Mauá foi inaugurado em novembro do ano passado e fechado em janeiro deste ano.
    Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/10/2019
  • Compartilhar:

Posto do Instituto Médico Legal foi fechado dois meses depois de inaugurado na cidade

 

Posto do IML de Mauá foi inaugurado em novembro do ano passado e fechado em janeiro deste ano. Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão

 

O diretor do IML (Instituto Médico Legal) do estado de São Paulo, Alexandre Marcos Inaco Cirino, disse nesta quinta-feira (24/10) que o projeto para a instalação de um Posto em Mauá não está descartado, pois está em andamento um concurso para contratar 189 médicos legistas. “Não só Mauá como todos os municípios querem ter um IML”, afirmou.

A declaração foi dada em meio à polêmica de que o Posto inaugurado na cidade em 21 de novembro, foi fechado dois meses depois da abertura. Os casos voltaram a ser atendidos em Santo André.

“Não foi bem fechamento, pois formalmente e juridicamente não estava  constituído. Até os documentos tinham timbre de Santo André. Estávamos mandando uma médica legista para Mauá, mas a equipe estava ficando desfalcada”, justificou Cirino.

O diretor acrescentou que os atendimentos de Mauá significam 20% dos atendimentos feitos por Santo André.

Cirino afirmou ainda que o imóvel onde funcionava o posto de Mauá também não era adequado do ponto de vista sanitário. O posto do IML funcionava em uma sala na antiga sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Mauá, na Rua Manoel Pedro Júnior, 334, Vila Bocaina. O imóvel encontra-se para alugar. O local atendia principalmente vítimas de violência doméstica de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os atendimentos era todas as quartas-feiras, das 14h às 16h.

A Prefeitura de Mauá informou, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que o serviço realizado pelo IML (Instituto Médico Legal), foi interrompido durante o governo interino de Alaíde Damo (MDB). “No entanto, a administração municipal dialoga com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para retomar os trabalhos tão essenciais para as famílias e mulheres do município”.

A Secretaria de Segurança do Estado informou que os atendimento referentes à Mauá têm sido feitos regularmente, pela unidade de Santo André, que fica na avenida Prestes Maia, 3.445, Vila Príncipe de Gales. “Somente nos primeiros sete meses do ano, foram realizados 6.792 atendimentos à população, incluindo exames necroscópicos, cautelares e de lesão corporal. A unidade funciona 24 horas ao longo dos sete dias da semana”, finalizou.