Escritor independente distribui conto como incentivo à leitura no País
Eduardo Kaze lançou campanha para que leitores recebam gratuitamente conto de ficção científica em versão digital
Eduardo Kaze lançou campanha para que leitores recebam gratuitamente conto de ficção científica em versão digital
De acordo com a última edição (2020) do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, feito pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, apenas pouco mais da metade da população (52%) tem hábitos de leitura, com a Bíblia e os livros religiosos dominando a preferência. Este cenário preocupante demonstra a importância de ações que fomentem a literatura, em especial, de autores independentes capazes de atingir uma camada diferenciada da população.
O poder transformador da literatura é patente. Dados divulgados em maio pelo Instituto Ação pela Paz, por exemplo, demonstram que 84% dos detentos beneficiados por projetos envolvendo atividades artísticas, entre elas leitura e escrita, não voltaram a cometer crimes. Índice surpreendente que se choca à alta reincidência criminal do País: a média no primeiro ano gira em torno de 21%, progredindo até uma taxa de 38,9% após 5 anos, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Eduardo Kaze, escritor independente de Santo André (ABC Paulista), é um autor que busca alternativas para contribuir com a mudança dessa realidade. Como parte de uma iniciativa para incentivar a leitura, em 15 de agosto último, anunciou o lançamento de seu mais recente conto, “Reflexos Digitais”, em formato digital e gratuito aos leitores. “Os contos têm a capacidade única de transmitir mensagens poderosas e complexas por meio de histórias curtas e instigantes. Através dessa iniciativa, espero contribuir para a promoção de uma ‘cultura do livro’ mais acessível e atrativa, instigando outros escritores a fazerem o mesmo”, explica.
Reflexos Digitais
O enredo acompanha a história da digital influencer Narciso, uma personagem que se encontra isolada em um universo controlado por DIGBY, inteligência artificial autoexpansiva que governa os rumos do planeta. Narciso, em sua busca incessante por reconhecimento, expressa sua identidade através de avatares projetados nas redes sociais. Entretanto, um evento inesperado a força a confrontar a realidade, promovendo uma jornada de reflexão sobre a dualidade entre o mundo virtual e a vida orgânica.
A campanha de distribuição de “Reflexos Digitais” oferece aos leitores a oportunidade de receber uma versão digital gratuita do conto por e-mail, permitindo acesso instantâneo ao conteúdo. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no site do autor.
Site: https://kz-zine.wixsite.com/reflexosdigitais
Sobre Kaze
Eduardo Kaze é um autor dedicado à criação de narrativas envolventes que exploram as complexidades da sociedade moderna. Formado e pós-graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, seus contos cativantes e impactantes têm a capacidade de estimular a imaginação e instigar reflexões profundas sobre as interações entre humanidade e tecnologia. Autor de três romances – Enigma do Cordeiro (2013), Paris 20 (2016) e Senhor Solitário -, além de outros sete títulos, Kaze produz seus livros artesanalmente, por meio de impressora caseira, guilhotina e grampeador, com resultados profissionais. Os exemplares podem ser adquiridos com o próprio artista, pelo WhatsApp 11 97792-2109.