VOLTAR
  • Variedades

Em Santo André, mil alunos passarão por exames oftalmológicos

 Iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que entregará óculos gratuitos aos estudantes

  •  Iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que entregará óculos gratuitos aos estudantes.
    Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/08/2019
  • Compartilhar:

 Iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que entregará óculos gratuitos aos estudantes

Iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que entregará óculos gratuitos aos estudantes. Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Cassin

 

Alunos da rede municipal de ensino participaram neste sábado (17/08) da primeira força-tarefa deste ano do programa Educando com Visão, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André. Cerca de 350 estudantes passaram por consulta com oftalmologista e realizaram exames gratuitos no Centro de Especialidades I, localizado na avenida Ramiro Colleoni. Outras 650 também passarão pelo mesmo procedimento

O programa Educando com Visão garante que as crianças recebam óculos gratuitos e encaminhamento para tratamento especializado em caso de diagnóstico de doença oftalmológica. Ao todo serão realizadas três forças-tarefa neste ano. Cerca de mil estudantes de 15 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que tiveram a suspeita da necessidade de óculos detectada na escola passarão por consulta com oftalmologista”, informou a Prefeitura.

Após a consulta, os alunos escolhem a armação preferida para que os óculos sejam confeccionados. “O Educando com Visão é um projeto muito importante, uma grande parceria com o Rotary Club Santo André Norte. Estamos ultrapassando mil crianças, que além de fazer o exame oftalmológico receberão os óculos. Todo o diagnóstico é feito na hora, ajudando nos estudos, na qualidade de vida e melhorando significativamente a vida das crianças”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A rede municipal de ensino de Santo André atende hoje 3.426 estudantes no primeiro ano. Os professores e equipes gestoras das Emeiefs recebem treinamento específico para reconhecer as crianças que devem ser encaminhadas às forças-tarefa do programa. A Secretaria de Educação fornece transporte e lanche para o aluno e seu acompanhante.

Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 4 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 2 mil crianças. O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.