VOLTAR
  • Variedades

Em Santo André, 400 alunos recebem óculos gratuitos

Desde sua criação, programa da Prefeiturarealizou mais de 5mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais 3 mil crianças


  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/11/2019
  • Compartilhar:

Desde sua criação, programa da Prefeiturarealizou mais de 5mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais 3 mil crianças

 

Neste domingo (10/11), 400 crianças passaram a enxergar de forma mais nítida. Isso porque a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Rotary Club Santo André Norte, entregou óculos gratuitos para alunos de 15 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). A iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que também realiza consultas com oftalmologista e exames gratuitos.

“Esta é mais uma ação que reflete a boa política para prestar serviços de qualidade às pessoas. A parceria entre Prefeitura e Rotary Club possibilita que os alunos da rede pública municipal tenham acesso a óculos de grau gratuitamente. Qualidade de vida e potencialização do aprendizado para as nossas crianças”, disse o prefeito Paulo Serra.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de vista, o que acaba prejudicando o desempenho escolar. Como as crianças não identificam a dificuldade para enxergar, é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento delas.

A rede municipal de ensino de Santo André atende hoje 3.426 estudantes no primeiro ano. Os professores e equipes gestoras das Emeiefs recebem treinamento específico para identificar as crianças com problemas de visão, que são encaminhadas para as forças-tarefa do programa.

Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 5 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 3 mil crianças. O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.