VOLTAR
  • Economia

Em S.Bernardo, Feira de Empregos atrai 3.542 pessoas com mais de 45 anos

Foram ofertadas 800 vagas fixas e temporárias na Central de Trabalho e Renda (CTR), por meio de parceria com 18 empresas

  • Foram ofertadas 800 vagas fixas e temporárias na Central de Trabalho e Renda (CTR), por meio de parceria com 18 empresas.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/10/2019
  • Compartilhar:

Foram ofertadas 800 vagas fixas e temporárias na Central de Trabalho e Renda (CTR), por meio de parceria com 18 empresas

Foram ofertadas 800 vagas fixas e temporárias na Central de Trabalho e Renda (CTR), por meio de parceria com 18 empresas. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

Voltar a ter a segurança de ter a carteira assinada foi o objetivo de 3.542 participantes da Feira de Empregos para pessoas acima de 45 anos organizada pela Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo, entre 9h e 15h, desta sexta-feira (11/10). Inserida no programa Emprega São Bernardo, a ação ofertou 800 vagas fixas e temporárias, por meio de parceria com 18 empresas.

 

A ação é um dos itens prioritários da plataforma de metas da gestão do prefeito Orlando Morando. Em agosto, a Feira de Empregos foi destinada a pessoas acima de 40 anos, sendo que 4.000 pessoas se candidataram as 300 vagas ofertadas. Desde 2017, a CTR já colocou no mercado de trabalho 1.955 pessoas acima de 40 anos.

 

Na edição desta sexta, a Feira ofereceu vagas disponíveis para atendente de telemarketing, auxiliar de cozinha e de limpeza, porteiro, inspetor de qualidade, vendedor, enfermeiro (a), motorista de caminhão, operador de empilhadeira, ferramenteiro, caldeiro, eletricista, vigilante, fiscal de loja, operador de caixa, auxiliar de logística, entre outros.

 

PLANEJAMENTO – O prefeito Orlando Morando destacou a importância da iniciativa, especialmente em estimular a criação de postos de trabalho para faixa etária avançada. “A falta de emprego atinge todas as idades, mas para pessoas acima de 45 anos, a dificuldade é maior. Desde o primeiro ano da nossa gestão, buscamos uma boa comunicação com os empresários a fim sensibilizá-los da importância de se dar oportunidade para pessoas com idade acima de 45 anos. A realização desta feira é a prova que vem dando certa esta parceria. Por meio do CTR, conseguimos reunir empresas com vagas para esse público e atrair moradores com esse perfil”, afirmou o chefe do Executivo.

 

RECEPÇÃO – O autônomo Edmar Batista de Paula, 51 anos, buscou a colocação como atendente de telemarketing. Morador do bairro Assunção, casado e sem filhos, Edmar trabalhou como taxista por quatro anos. Mas o que ele deseja é ter a segurança que só a carteira assinada proporciona. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa. Uma pessoa com idade acima de 50 anos, como eu, tem muita dificuldade de encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho. Quero voltar a trabalhar com a carteira assinada para ter mais estabilidade financeira”, afirmou.

 

A recepcionista Roselaine Aparecida Lanzoni, 51 anos, desempregada há mais de dois anos, afirmou que a iniciativa da Prefeitura em realizar Feiras de Emprego focadas em faixas etárias avançadas chega em boa hora. “Acho fundamental conscientizar as empresas da relevância de se empregar pessoas com mais experiência na função e na vida. Essas ações trazem alento para pessoas, que assim como eu, estão há tempos procurando um novo trabalho”, finalizou.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sdect), Hiroyuki Minami, o Poder Público cumpre, por meio da Feira de Empregos, entre outras ações, como promover qualificação profissional gratuita, a reinserção destas pessoas no mercado de trabalho. “Quando as pessoas ultrapassam os 35 anos, elas acabam sendo excluídas do mercado de trabalho. Por meio desta parceria com as empresas, mostramos que há possibilidade de reverter este quadro e mostrar a relevância destes profissionais”, disse.