Em período de chuvas, São Bernardo instala geradores em cinco UPAs

 Equipamentos têm autonomia de 12h, o que garante a continuidade dos atendimentos, mesmo em casos de queda de energia

 

Equipamentos têm autonomia de 12h, o que garante a continuidade dos atendimentos, mesmo sem energia. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, deu início nesta semana à instalação de geradores de energia em cinco Upas (Unidades de Pronto-Atendimento) do município. Os equipamentos receberam investimento de R$ 629,5 mil, por meio de repasses do Ministério da Saúde, e oferecem autonomia de cerca de 12h, o que garante a continuidade dos atendimentos, mesmo em casos de queda da energia fornecida pela distribuidora Enel Distribuição São Paulo.

A primeira unidade a receber o equipamento foi a que atende os bairros Pauliceia e Taboão. Nos próximos dias, as UPAs Alves Dias/Assunção, Silvina/Ferrazópolis, Rudge Ramos e União/Alvarenga também passarão a contar com as estruturas. Os geradores são abastecidos por óleo diesel e têm potência de 150 a 170 kVA. A instalação acontece justamente no período de chuvas, que comumente acarretam na interrupção do fornecimento de energia em diversas regiões da cidade.

Estes equipamentos vão permitir o atendimento ininterrupto, ou seja, mesmo que a Enel tenha algum desabastecimento de energia e deixe de fornecê-la, as Unidades de Pronto Atendimento estarão guarnecidas, o que não acontecia antes”, disse o prefeito Orlando Morando, em visita à UPA Pauliceia, nesta quinta-feira (24/01). Na agenda, o chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do Diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Dr. Stefanos Lazarou.

Por se tratarem de unidades de urgência, as UPAs contam com aparelhos hospitalares que também dispõem de autonomia energética, em casos de corte na rede elétrica. Ao todo, São Bernardo conta com nove Unidades de Pronto-Atendimento, sendo que os demais endereços (UPA Baeta Neves, UPA Demarchi/Batistini, UPA Riacho Grande e UPA Vila São Pedro) já dispõem do equipamento que garante o fornecimento de energia. Todas as unidades funcionam em regime de 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

UPA Pauliceia

A unidade de Pronto Atendimento do bairro Pauliceia/Taboão realiza cerca de 6,3 mil atendimentos de urgência e emergência mensais. O equipamento conta com seis médicos, sendo cinco socorristas e um clínico, além de corpo de enfermeiros formado por 10 profissionais, além de responsável técnico da equipe.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*