VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Em Diadema, Alexandre Machado lança coletânea de poesias  

‘Sem Métrica Sem Rima Muita Dor’ é um livro que reflete sobre rotina e existência humana

  • Alexandre Machado lança coletânea de poesias.
    Foto: Divulgação/Marcos Lu
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/05/2021
  • Compartilhar:

‘Sem Métrica Sem Rima Muita Dor’ é um livro que reflete sobre rotina e existência humana

Alexandre Machado lança coletânea de poesias. Foto: Divulgação/Marcos Lu

O escritor Alexandre Machado apresentou nesta quarta-feira (19/05), às 20h, o seu mais novo livro, que traz uma coletânea de poesias de curadoria de outro poeta conhecido no ABC paulista, o amigo e professor de letras, Antônio Geraldo Justino, vulgo Tonhão, falecido em 2019, vítima de câncer.

A obra será lançada em evento virtual e gratuito, via Youtube, no canal Cloe – canal de poesia. ‘Sem Métrica Sem Rima Muita Dor’, parafraseando um grandioso artista brasileiro, Caetano Veloso, em “O quereres”, traz as contradições do querer e as condições de existir, em frases que revelam a fragilidade humana.

“Eu e Tonhão discutimos fazer este livro juntos. Escrevi e compartilhei com ele mais de 80 poesias. Ele selecionou as 30 publicadas nesta obra. Às vésperas de sua morte, mas ainda lúcido, como sempre, lamentou a falta de tempo para a conclusão do trabalho. O câncer o venceu. E eu, fiquei com a necessidade de mobilizar-me para que ainda houvesse tempo para os leitores conhecerem os versos que trazem um misto de irreverência, ousadia e lamentação ao refletir o cotidiano e vida humana”, conta Alexandre.

O livro é a terceira obra do autor, que também assina ‘Assim como agosto é mês dos cachorros loucos, outubro é mês dos lírios’, de 1995, e ‘Ainda’, de 2013.

Na mais nova criação de Alexandre Machado, assina o prefácio e a orelha, José Alves Trindade. A revisão é de Carlos André e Marcelo Torres. A foto da orelha é do fotógrafo Marcos Lú. A diagramação e a capa são de Pedro Padosan. A obra foi desenvolvida com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do município de Diadema, com apoio da Secretaria de Cultura local.

Na mesma ocasião, a Editora Clóe, que também é de Diadema, fará mais dois lançamentos: ‘Poezine’, de Carlos André, e ‘Fronteiras do Acaso’, de Edson Aquino.