VOLTAR
  • Variedades

Educação de Ribeirão Pires é a 29ª melhor do país

Fortalecimento pedagógico é destaque na rede municipal de ensino

  • Educação da Estância se destaca com fortalecimento pedagógico e apoio psicossocial.
    Foto: Gabriel Mazzo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/07/2022
  • Compartilhar:

Fortalecimento pedagógico é destaque na rede municipal de ensino

alunos de Ribeirão Pires em sala de aula

Educação da Estância se destaca com fortalecimento pedagógico e apoio psicossocial. Foto: Gabriel Mazzo

O Anuário da Revista Isto É, divulgado no último final de semana, apontou a Educação de Ribeirão Pires como a 29ª melhor do país entre as cidades de médio porte. Ações como o Apoio Psicossocial Escolar (APSE), contratação de professores auxiliares de sala e estagiários, as salas de recursos e a busca ativa de alunos, são diferenciais que colocam a Estância como potência educacional.

“Elaboramos um projeto educacional consistente, visando a recomposição das aprendizagens. Preparamos os nossos psicólogos, assistentes sociais, coordenadores e gestores educacionais para receberem de forma acolhedora os alunos e, agora, essas ações começam a dar frutos”, celebra a secretária de Educação e Cultura, Rosí de Marco.

Uma iniciativa fundamental que tem impacto direto na qualidade do ensino é a valorização profissional. “A Estância atendeu à proposta do Governo Federal, de não apenas efetuar o pagamento do piso salarial nacional, como também garantiu o reajuste determinado em 2022. Além disso, a Secretaria de Educação e Cultura, SECULT, proporciona eventos que promovem a atualização pedagógica dos mais de 1.000 profissionais que atuam nas unidades escolares”, complementa a secretária.

Além das adequações salariais, a cidade tem investido na capacitação e qualificação de seu quadro funcional. A Escola de Formação de Professores de Ribeirão Pires (EFORP) e a Equipe de Orientação Educacional realizaram, durante o primeiro semestre do ano, cerca de 60 encontros formativos que contemplaram docentes e professores coordenadores das 33 escolas municipais, observando-se demandas pontuais e coletivas.

A professora e orientadora educacional da rede municipal, Luzinaide Mota Klen, destaca o que vem pela frente. “Para o segundo semestre, o objetivo é impulsionar a aprendizagem com estratégias pedagógicas diferenciadas, com foco principalmente na garantia de que as crianças leiam textos variados, produzindo e escrevendo ao final do ciclo de alfabetização. Pensando nisto, a SECULT conta, atualmente, com 17 auxiliares de alfabetização em todas as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. O acompanhamento sistemático e contínuo do trabalho pedagógico é o principal responsável pelo sucesso na aprendizagem”, conclui.