VOLTAR
  • Política

Doria homenageia Sérgio Moro com a principal honraria do Estado de SP

 Ministro da Justiça agradece prêmio e apoio do governador neste momento em que diz sofrer ataques

  •  Ministro da Justiça, Sérgio Moro, agradece homenagem e apoio do governador neste momento em que diz sofrer ataques.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/06/2019
  • Compartilhar:

 Ministro da Justiça agradece prêmio e apoio do governador neste momento em que diz sofrer ataques

 

homenagem

Ministro da Justiça, Sérgio Moro, agradece homenagem e apoio do governador neste momento em que diz sofrer ataques. Foto: Divulgação

 

O governador João Doria (PSDB)  homenageou nesta sexta-feira (28/06), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, o ministro da Justiça, Sergio Moro, com a Grão-Cruz da Ordem do Ipiranga, a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. A parceria entre o governo estadual e o Ministério da Justiça no combate ao crime organizado e no compartilhamento de responsabilidades, com a transferência de chefes de uma perigosa facção criminosa para presídios federais, motivou a homenagem.

O governador em seu discurso atacou os petistas e seu maior líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril do ano passado.

“Se não fosse por este homem (Moro) liderando um grupo de patriotas nos não teríamos trancafiado em prisões aqueles que usurparam e roubaram os brasileiros, inclusive em São Paulo, haja vista que o triplex é em São Paulo, o sítio também é em São Paulo. O início de um esquema criminoso foi em São Paulo”, disse Doria.

Para o governador, essa honraria se deu por tudo aquilo que o ministro realizou pela segurança pública do estado de São Paulo. “Se dá também pela dignidade que este homem, este patriota, tem com o nosso país, pela coragem de implementar como juiz a Operação Lava-Jato. O Brasil precisa de mais Moros e menos Lulas”, afirmou.

O ministro Moro agradeceu a homenagem e lamentou estar sofrendo ataques nas últimas semanas. “Tenho sofrido vários ataques novamente. Achei a que Operação Lava-Jato tinha ficado pra trás, estamos numa nova fase, mas há um certo revanchismo que às vezes reaparece”, disse o ministro. “Os ataques são baseados em falsidades e muitas vezes incompreensões sobre a natureza do trabalho”, completou Moro

O ministro afirmou que as investigações vão apontar os autores. “Recentemente surgiram esses ataques decorrentes de invasões criminosas, que serão investigadas e a Polícia Federal deve chegar nos responsáveis. É uma divulgação de mensagens que não se tem demonstração de autenticidade e que são divulgadas com absoluto sensacionalismo”, avaliou  o ministro.

Moro ainda afirmou os ataques o entristece, mas ressaltou que também tem recebido apoios. “Hoje, inclusive, é uma delas”, disse o ministro.

No domingo (30/06), haverá atos de apoio ao ministro em várias artes do País.

 

homenagem

Homenagem aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista. Foto: Divulgação

 

Motivos da homenagem

O governador relembrou a ação coordenada entre Governo do Estado de SP e o Ministério da Justiça que permitiu a transferência de líderes de uma facção criminosa para presídios federais, no início de fevereiro.

“Iniciativa esta que, durante 52 dias, permitiu que, ao 44º dia da sua função como ministro e da minha como Governador de São Paulo, colocássemos 22 chefes do PCC [Primeiro Comando da Capital], transferidos para presídios federais”, disse o Governador. “Uma ação baseada na aplicação da lei e da ordem, no combate ao crime, na valorização das polícias e na luta pela cidadania”, acrescentou.

Em razão do seu compromisso no combate ao crime organizado e à corrupção quando era juiz da Operação Lava Jato, Moro deixou a magistratura para assumir o cargo de Ministro da Justiça em janeiro deste ano e teve atuação decisiva em prol da segurança da população de São Paulo.

“As áreas da segurança pública têm trabalhado juntas. Essa operação de início de Governo foi um belo exemplo. Lideranças criminosas que deveriam ter sido isoladas há 12 anos”, afirmou o Ministro. “Estabelecemos essa meta de isolar essas lideranças criminosas. Isso tem um impacto, isso tem importância e manda um recado que o Estado e a sociedade não se intimidam diante de gangues criminosas”, disse Moro.

 

Medalha Ordem do Ipiranga

A Ordem do Ipiranga, que neste ano completa 50 anos de sua criação, é conferida aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que, por seus altos méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao Estado de São Paulo e seu povo, se tenham tornado dignos dessa distinção.