Doria divulga guia de apps para videochamadas para o Dia das Mães

Cartilha traz dicas para facilitar contato entre familiares em meio a isolamento social para frear a disseminação do coronavírus

 

Cartilha traz dicas para facilitar contato entre familiares no Dia das Mães em ;meio a isolamento social para frear a disseminação do coronavírus; governo dá dicas de aplicativos. Foto: Divulgação/Governo do Estado

 

O Governo de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (05/05), um guia com dez sugestões de aplicativos que permitem a realização de chamadas por vídeo em grupo, com foco nas celebrações pelo Dia das Mães, no domingo (10/05). Cartilha semelhante foi produzida e divulgada na semana da Páscoa e foi pensada para facilitar o contato entre familiares nas datas comemorativas, em meio ao isolamento social para mitigar a disseminação do coronavírus.

O material foi produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado. O Governador João Doria tem reiterado as recomendações para que as pessoas fiquem em casa durante o período do isolamento social, principalmente durante feriados e datas comemorativas, quando as famílias costumam se reunir ou viajar. A medida é imprescindível para reduzir a curva de contágio da COVID-19 e evitar o colapso do sistema de saúde.

“Sabemos que neste momento não será possível que as famílias se reúnam para celebrar o Dia das Mães, uma data tão importante para todos. Estamos disponibilizando este guia para facilitar o acesso aos aplicativos e possibilitar que as pessoas se encontrem virtualmente com suas mães para amenizar a saudade”, afirmou o Secretário de Comunicação, Cleber Mata.

O guia reúne os dez principais aplicativos de videochamada ou videoconferência disponíveis para dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS e para computadores. Todos os programas são listados com um passo a passo que ensina o uso de forma didática e intuitiva.

O material também contém orientações e dicas do Procon-SP aos consumidores ao fazer compras pela internet para o Dia das Mães. É preciso pesquisar se a empresa é confiável e ela deve apresentar seus dados em local de destaque (endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome). Também é aconselhável imprimir ou salvar os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido. Em compras feitas pela internet, o consumidor pode desistir no prazo de sete dias, a contar da data da compra ou da entrega do produto, com a devolução de todas as quantias pagas.

O guia está disponível no site: http://www.saopaulo.sp.gov.br/guia-coronavirus/assets/images/GUIA_DiaDasMaes_app_de_videochamada.pdf