VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Docente da USCS e nova desembargadora do TJ-SP ressalta sua relação com o ABCD

Débora foi escolhida em lista tríplice para exercer o cargo em vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Walter Piva Rodrigues

  • Docente da USCS é nomeada Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/03/2024
  • Compartilhar:

Débora foi escolhida em lista tríplice para exercer o cargo em vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Walter Piva Rodrigues

A USCS (Universidade de São Caetano do Sul) realizou uma homenagem à docente do curso de Direito, Débora Vanessa Caús Brandão, nomeada em 14 de fevereiro para exercer o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo,  pelo governador Tarcísio de Freitas. Débora foi escolhida em lista tríplice, com fundamento no parágrafo único do art. 63 da Constituição do Estado de São Paulo, (Quinto Constitucional – Classe Advogado), para exercer o cargo em vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Walter Piva Rodrigues. Durante a homenagem, Déboa falrou de sua relação com o ABC. Ela ministra aulas na USCS e na Faculdade de Direito.

“Estou na minha cidade, com os meus irmãos sul-sancaetanenses, comemorando uma das maiores vitórias da minha vida. Gostaria de renovar o meu compromisso de trabalhar diuturnamente, de aplicar o melhor direito, para que a população receba nada mais, nada menos do que o justo, o correto, aquilo que homenageia a dignidade da pessoa humana, pois é isso que nós devemos perseguir todos os dias da nossa vida, toda pessoa deve receber o que é seu por direito, então me comprometo com ética, com toda a lisura, a aplicar o melhor direito que eu tiver condição de aplicar em toda a população de São Paulo”, explica Débora Brandão, desembargadora, nomeada no último mês, e docente da USCS há mais de 20 anos.

O Reitor da USCS também comemorou o fato da nomeação de Débora. “Um orgulho para nós, da USCS, termos a professora Débora nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Sua competência técnica, tanto na academia, quanto no exercício da advocacia é, de fato, demonstrada por sua carreira brilhante e reconhecida do mundo jurídico. Tenho certeza de que a trajetória da desembargadora Débora Brandão é um exemplo que todos os alunos irão levar em sua formação aqui na universidade, de lutarem pelos seus sonhos e buscarem suas conquistas pessoais na área do direito”, comemora Leandro Prearo, reitor da USCS.

“A batalha que a Dra. Débora enfrentou é digna dos gigantes e eu não tenho dúvidas que o rico saber jurídico que ela possui, somado à sua a resiliência, a conduziram a esse cargo, e o maior ganhador de todos é a justiça bandeirantes, que passa a ter uma mulher com todo seu conhecimento, integridade, com valores pessoais e familiares gigantescos e que estará judicando em uma câmara ligada a essas causas, que irá nos deixar, certamente, com um vazio na advocacia, mas um ganho enorme no poder judiciário no estado de São Paulo”, afirma José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano do Sul.

“Hoje a advocacia perde uma grande advogada em seu quadro, mas o Tribunal de Justiça ganha uma profissional de notório saber jurídico e sensibilidade. É um orgulho para a universidade saber que uma profissional desse gabarito integra o seu quadro e representará a Universidade no Tribunal de Justiça”, diz o deputado estadual Thiago Auricchio.

Débora Brandão e Auricchio

Docente da USCS é nomeada Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foto: Divulgação

Perfil

Nascida em São Caetano e lecionando desde 2002 na USCS, atualmente na área de Direito Civil, Débora é Pós-Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha (2018); Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Bolonha, Itália (2023); Doutora em Direito das Relações Sociais (2004) e Mestre (2001), na subárea de Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), atualmente é professora titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e professora concursada da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Professora convidada no curso de Pós-Graduação em Direito Civil Lato Sensu, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é supervisora acadêmica no curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito de Família e Sucessões da Escola Brasileira de Direito (EBRADI).

Durante a cerimônia, a desembargadora Débora fez uma declaração de amor ao marido e à mãe dela que estavam presentes na homenagem recebida em São Caetano.

Veja vídeo

Programa de Mestrado Profissional em Direito na USCS

Na oportunidade, o reitor da USCS mencionou um novo Programa de Mestrado Profissional em Direito a ser oferecido pela Universidade, um dos poucos no Estado de São Paulo e o único da região do Grande ABC, do qual a docente também deve fazer parte. As inscrições para o programa irão ocorrer a partir do segundo semestre de 2024..