VOLTAR
  • Política
  • São Caetano

Auricchio e Prearo assinam ordem de serviço para início das obras do Inova USCS

Reitor da Universidade de São Caetano diz que investimento será na ordem de R$ 15 milhões 

  • Auricchio e Prearo assinam ordem de serviço para início das obras do Inova USCS.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/03/2024
  • Compartilhar:

Reitor da Universidade de São Caetano diz que investimento será na ordem de R$ 15 milhões

Nesta segunda-feira (4/3), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Junior, e o reitor da USCS, Leandro Prearo, assinaram a ordem de serviço para início das obras do Centro de Inovação Inova USCS para o Desenvolvimento Regional, que funcionará no 5º andar do campus Centro (Rua Santo Antônio, 50, Centro, São Caetano do Sul).

“Estou certo de que este centro será um marco para o desenvolvimento tecnológico da cidade, para o desenvolvimento econômico local e regional no ecossistema do setor. Mas, na ponta, a inovação serve para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Então, tenho certeza de que esse é um grande marco para a nossa cidade”, afirma Leandro Prearo, reitor da USCS.

“É um projeto muito bem-vindo pois consolida, do ponto de vista acadêmico, a USCS como um Centro de Pesquisa, e também porque traz para nós a possibilidade da inovação para um segmento muito importante, que é a saúde da nossa cidade”, diz José Auricchio Junior, prefeito de São Caetano do Sul.

O projeto é constituído pela tríade Prefeitura de São Caetano do Sul, USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e Fauscs (Fundação de Apoio à USCS). Sua atuação na regionalização vem de uma articulação entre as três instituições, olhando para o município, não de forma individualizada, mas para a região do Grande ABC como um todo.

O INOVA USCS tem como propósito incentivar o desenvolvimento da tecnologia, aumentar a interação das empresas, promover ações e produtos para a retomada da competitividade regional e local, bem como promover o desenvolvimento desse ecossistema de inovação e da sociedade do conhecimento.

O projeto atua em 4 verticais: indústria 4.0 e suas necessidades de reconversão; cadeia produtiva da saúde; governo Inteligente e TI e comunicação (TIC), de forma transversal às três anteriores. Além dessas, por meio da incorporação operacional do Hub USCS de Inovação, o Centro de Inovação também atuará com projetos da indústria criativa, educação e multimercado.

Para seu funcionamento, o Inova USCS tem o apoio de todos os cursos da USCS, além de parcerias já firmadas com instituições como: Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fiesp locais, Fintech X por Y, ABC Valley e Instituto Butantan.

O projeto foi submetido pela USCS, em março de 2022, à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), tendo sido aprovado no segundo semestre de 2022. O contrato entre as instituições foi assinado em 19 de julho de 2023.

Reitor Leandro Prearo e prefeito Auricchio

Auricchio e Prearo assinam ordem de serviço para início das obras do Inova USCS. Foto: Divulgação

Estrutura

O Centro de Inovação Inova USCS para o Desenvolvimento Regional, estará instalado no 5º andar do campus Centro da USCS, em uma área de 711 m² e contará com dois laboratórios com equipamentos de última geração (PCR digital e Elisa macromoléculas); área de coworking com 60 estações de trabalho, tanto para utilização por startups, quanto por empresas; área de prototipagem rápida com impressora 3D e demais espaços de infraestrutura destinados a eventos, treinamentos, convivência, reuniões e espaços administrativos.