VOLTAR
  • Cidades

Diadema vacina mais de 12 mil pessoas contra covid neste sábado

No acumulado da semana até hoje, Diadema registrou a aplicação de 35.318 doses, sendo 34.941 primeiras doses (D1) e 378 (D2)

  • Diadema vacina mais de 12 mil pessoas contra covid neste sábado.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/06/2021
  • Compartilhar:

No acumulado da semana até hoje, Diadema registrou a aplicação de 35.318 doses, sendo 34.941 primeiras doses (D1) e 378 (D2)

Diadema vacina mais de 12 mil pessoas contra covid neste sábado. Foto: Divulgação/PDA

Em um sábado (19) de recorde absoluto, Diadema vacinou 12.233 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 e outras 28 com a segunda dose. Essa é a primeira vez que a cidade registra a vacinação de mais de 12 mil pessoas em 24h. No acumulado da semana até hoje, Diadema registrou a aplicação de 35.318 doses, sendo 34.941 primeiras doses (D1) e 378 (D2).

“Temos muito a celebrar essa semana no município de Diadema, porque com a chegada de mais doses da vacina contra a COVID-19, nos organizamos para garantir a vacinação das pessoas em maior vulnerabilidade social, e ampliar a faixa etária da população, vacinando hoje pessoas com 44 anos ou mais. Até esse sábado foram mais de 35 mil doses aplicadas, somente esta semana, sendo a maioria de primeiras doses (34.941 D1 e 378 D2)”, afirmou Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância à Saúde.

Segundo a profissional, outro fator que explica os números positivos da semana foi a ampliação da vacinação para grupos prioritários e a antecipação da imunização para novas faixas etárias. “Foi possível também ampliar a vacinação para os trabalhadores da limpeza, motoristas de van escolares e agentes da Defesa Civil. Hoje batemos o recorde de doses diárias aplicadas. E estamos prontos e organizados para garantir a vacinação da população. Nossa meta é garantir que toda a população de Diadema seja vacinada o quanto antes”, disse Franciele.

O prefeito José de Filippi Júnior visitou a UBS Ruyce neste sábado e ressaltou a importância de vacinação. “Quero parabenizar os profissionais da saúde, a equipe que está aplicando a vacina contra a covid-19 mais mobilizada e carinhosa do ABC. Nós estamos desde quarta-feira batendo recorde diário de pessoas vacinadas, ontem foram mais de 6 mil pessoas imunizadas e torcemos para bater mais um recorde. Viva a equipe da Saúde”.

A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, ressaltou o empenho das equipes da Atenção Primária e Vigilância à Saúde envolvidas no processo de vacinação. “Também quero agradecer toda a dedicação dos trabalhadores da saúde de Diadema. O esforço dessa equipe tem dado resultado e temos mostrado que estamos prontos e estruturados para avançar com a imunização. Estou muito feliz e orgulhosa com toda a equipe”.

Campanha aprovada

Até às 13h do sábado, foram aplicadas 7.605 doses, sendo 7.594 para 1ª dose e 11 para 2ª dose.

Nas redes sociais da Prefeitura, os moradores aprovaram a realização de mais um Dia D e antecipação da vacinação para a faixa etária de 44+.

“Hoje tomei a primeira dose da vacina! Nessa guerra todos tem responsabilidade, os governos em suas diferentes esferas devem dar condições para os cidadãos se vacinarem e os cidadãos devem se vacinar! Parabéns a prefeitura pelo andar do calendário, e um parabéns especial aos funcionários da UBS Piraporinha, foi impecável o atendimento: rapidez e gentileza. Vacina sim!!!! Ciência sim!!!”, disse Claudia Silva na fanpage da Prefeitura (@PrefDiadema). Já no instagram a usuária @liasousa263 também agradeceu. “Vocês estão de parabéns. Graças a Deus e ao empenho da Prefeitura de Diadema eu (53) e meu marido (48) tomamos a primeira dose da vacina. Muito obrigada”.

Vacinas

Diadema recebeu na manhã deste sábado (19/6), mais 4.302 doses da vacina do laboratório Pfizer-BioNTech.

Com o reforço no estoque, que já conta com doses dos laboratórios Butantan e AstraZeneca, o Programa Municipal de Imunização vai dar continuidade, a partir de segunda-feira (21), à imunização das pessoas com mais de 44 anos, sem comorbidades. No município a vacinação segue sendo das 8h30 às 16h, em 20 postos de vacinação, por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.

A orientação é que se for possível, o usuário faça antes o pré-cadastro dos seus dados pessoais no site www.vacinaja.sp.gov.br (o cadastro não é obrigatório), porém agiliza no processo de digitação das doses aplicadas pelo município no site do Governo do Estado de São Paulo.

Franciele Finfa explica que um dos públicos que ainda estamos com a cobertura baixa é o de gestantes e puérperas. “Dessa forma pedimos que as gestantes e puérperas de Diadema que ainda não se imunizaram, procurem a UBS mais próxima para garantir sua dose de proteção contra a COVID-19. E também para que não esqueçam de retornar para a segunda dose! Só assim conseguiremos vencer essa batalha”, disse.

Consulte aqui a lista completa dos postos de vacinação:

http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19