VOLTAR
  • Cidades

Diadema registra primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Dos 195 casos confirmados pelo Estado de São Paulo, 172 casos são na capital e 8 no ABCD, sendo 5 em São Bernardo, 2s em Santo André e 1 em Diadema

  • Diadema registra primeiro caso confirmado de varíola dos macacos.
    Foto: Dado Ruvic via Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/07/2022
  • Compartilhar:

Dos 195 casos confirmados pelo Estado de São Paulo, 172 casos são na capital e oito na região do ABCD, sendo cinco em São Bernardo, dois em Santo André e um em Diadema

exame para detectar varíola do macaco

Diadema registra primeiro caso confirmado de varíola dos macacos. Foto: Dado Ruvic via Agência Brasil

Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou o primeiro caso confirmado da varíola causada pelo vírus monkeypox. Trata-se de um homem, residente do município, sem histórico de viagem nos últimos 21 dias. O caso foi notificado por serviço de saúde do município de São Paulo, o paciente passa bem e está em isolamento em sua casa.

As equipes da UBS de referência e a vigilância epidemiológica já entraram em contato com o morador e estão monitorando a saúde do paciente até o desaparecimento das lesões e dos contactantes informados pelo mesmo, com o objetivo de dar as devidas orientações e evitar que a doença se espalhe.

Ainda está em investigação a forma de contaminação deste paciente. Não está descartado que a transmissão tenha sido comunitária, já que, apesar de não ter saído do país recentemente, o paciente esteve em cidades, no Brasil, onde já existem outros casos confirmados.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a cidade está preparada para atender os casos suspeitos/confirmados da doença. “Nossa equipe tem sido atualizada semanalmente com informações sobre a doença e está preparada para atender, notificar e monitorar os casos suspeitos em tempo oportuno. Nossa orientação, nesse momento, é que as pessoas mantenham os cuidados para prevenir a doença, e, caso apresentem sintomas, que procurem a Unidade de Saúde mais próxima para receber as devidas orientações e cuidados”.

Cenário epidemiológico 

Dos 195 casos confirmados no último boletim divulgado pelo Estado de São Paulo, 172 casos são na capital e oito na região do ABCD, sendo cinco em São Bernardo, dois em Santo André e um em Diadema.

Diadema segue monitorando de perto a situação epidemiológica da doença e conta com fluxo estabelecido em toda a rede pública e privada do município sobre o atendimento dos casos suspeitos de varíola dos macacos.

Prevenção e isolamento

A prevenção da varíola dos macacos é parecida com a da Covid-19, principalmente em relação aos cuidados com a higiene das mãos e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Para os casos suspeitos é fundamental que o usuário cumpra rigorosamente o isolamento domiciliar para evitar a transmissão do vírus.

Caso apresente lesões na pele e tenha tido contato com pessoas que você não conhece muito bem, ou com quem se relaciona esporadicamente, ou com caso suspeito ou confirmado da doença ou tenha feito viagem recente para algum país com caso confirmado, procure a Unidade Básica de Saúde mais perto de caso.

Confira aqui um Perguntas e Respostas e saiba mais sobre a doença.