Defesa Civil Estadual emite alerta referente à previsão de chuvas intensas
Condição para pancadas de chuva se mantém até sexta-feira
Condição para pancadas de chuva se mantém até sexta-feira
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) informou que foi emitido um alerta para todo o Estado, de quarta-feira (24/02) até sexta-feira (26/02), referente à previsão de chuvas intensas e acumulados elevados, devido à aproximação de uma frente fria.
As regionais mais afetadas e com áreas mais vulneráveis serão: Região Metropolitana de São Paulo, Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba.
“Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população, sobre o risco e as medidas preventivas que devem adotar para reduzir os danos materiais e humanos que um desastre dessa natureza pode causar. Orientamos a população a não atravessar locais alagados e não enfrentar enxurradas; àqueles que residem em áreas de encosta, monitore regularmente sua residência e seu terreno, a fim de verificar o surgimento de trincas nas paredes e no chão, bem como a inclinação de postes, árvores e muros, pois tratam de evidências de movimentação do solo, podendo evoluir a um cenário de deslizamento”, afirmou a Defesa Civil.
O órgão ainda orientou a não atravessar locais alagados e não enfrentar enxurradas. “E não se banhe, ou participe de pescarias, em rios e cachoeiras, durante ou logo depois de chuvas intensas”, completou.
A Defesa Civil ainda reforçou também a necessidade de as pessoas se cadastrarem no serviço de alertas meteorológicos. Para se cadastrar, a pessoa só precisa enviar uma mensagem por meio do aplicativo para envio de SMS do celular para o número 40199, constando o número do CEP que tem interesse em receber informações. A partir disso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil do Estado identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.
As orientações da Defesa Civil podem ser vistas no site www.spalerta.sp.gov.br, que contém informações importantes do que fazer antes, durante e após um desastre natural.