VOLTAR
  • Variedades

Covid-19: Diadema libera quarta dose para pessoas acima de 18 anos

 Doses começam a ser aplicadas a partir de segunda-feira (08/08) nas 20 UBS

  • Covid-19: Diadema libera quarta dose para pessoas acima de 18 anos.
    Foto: Divulgação/PDA-Igor Andrade
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/08/2022
  • Compartilhar:

 Doses começam a ser aplicadas a partir de segunda-feira (08/08) nas 20 UBS

jovem sendo vacinada em Diadema

Covid-19: Diadema libera quarta dose para pessoas acima de 18 anos. Foto: Divulgação/PDA-Igor Andrade

A Prefeitura de Diadema começa nesta segunda-feira (08/08) a aplicação da quarta dose (D4) contra a Covid-19 em pessoas de 18 anos ou mais. Por recomendação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é necessário respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da terceira dose.

Até então, apenas as pessoas acima de 30 anos estavam elegíveis para o segundo reforço. Segundo Cristina da Silva Marins, coordenadora de Vigilância à Saúde, a iniciativa de reduzir a faixa etária contemplada busca garantir mais proteção ao público jovem (principalmente entre 20 e 29 anos), que representa o segundo grupo com o maior número de casos absolutos de covid-19 desde o início da pandemia. São 10.505 casos de covid-19 confirmados em residentes de Diadema nessa faixa etária.

“Ressaltamos que as pessoas já imunizadas com esquema completo, mesmo contraindo a Covid, estão apresentando sintomas mais leves e menor risco de internação, o que mostra a eficiência e a importância da vacina. Porém, com o tempo a resposta imunológica tende a diminuir, diante disto, é essencial tomar as doses de reforço”, alertou Cristina.

A quarta dose (ou segundo reforço) está disponível nas 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Diadema, das 8h30 às 16h, por livre demanda, mediante apresentação do documento pessoal com foto, CPF e comprovante de vacinação das doses anteriores. As UBS Centro, Serraria e Paineiras funcionam diariamente com horário estendido até as 18h. Confira o endereço das Unidades aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19 . Vale lembrar que, durante o mês de agosto, a SMS terá plantão de vacinação contra a covid-19 na Feira Noturna que ocorre na Praça da Moça, na região central. As próximas ações ocorrem nos dias 11 e 18 de agosto, sempre das 17h às 20h. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28378-posto-de-vacinacao-contra-covid-19-na-feira-noturna-funcionara-em-agosto

Quem pode tomar a vacina da covid

A vacinação contra a covid-19 é aplicada para crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos. As primeiras e segundas doses (D1 e D2) da vacina contra covid-19 estão disponíveis para a população geral de todas as idades acima de cinco anos. As doses adicionais conhecidas como terceiras doses (D3) podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas.

A partir de segunda-feira (08), a quarta dose (D4) está liberada para pessoas com 18 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos.

A quinta dose, no momento, é indicada apenas para pessoas com 40 anos ou mais, que se enquadrem nos critérios de alto grau de imunossupressão e tenham tomado a quarta dose com intervalo mínimo de quatro meses.

Para aqueles que receberam o imunizante Janssen, as orientações estão em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28198-entenda-como-funciona-o-esquema-vacinal-para-quem-tomou-a-vacina-da-janssen.

Balanço

Segundo dados do Vacivida atualizados até 27 de julho, Diadema tem 384.993 residentes vacinados, ou seja, 97% da população elegível para vacinação (cinco anos em diante) recebeu ao menos uma dose da vacina. Das 384.993 pessoas que receberam a primeira dose, 366.961 estão com esquema completo, e isto corresponde a uma cobertura de 93% da população-alvo.
Diadema também já realizou a aplicação de 247.048 terceiras doses e 90.173 quartas doses.

Em relação exclusivamente ao público infantil, o município tem 31.193 crianças de cinco a 11 anos vacinadas com ao menos a primeira dose, representando 73% dos residentes desta faixa etária, e destas 25.142 possuem esquema completo de vacinação, o que representa uma cobertura vacinal com esquema completo de 59% deste grupo de idade.