Com nova denominação, Hospital de Urgência homenageia Maurício Soares
Inauguração de placa e totem com o nome do ex-prefeito foi realizada nesta segunda-feira (31/1) pelo prefeito Orlando Morando
Inauguração de placa e totem com o nome do ex-prefeito foi realizada nesta segunda-feira (31/1) pelo prefeito Orlando Morando
O Hospital de Urgência, inaugurado em 14 de maio de 2020 como unidade de referência para tratamento da Covid-19 em São Bernardo, ganhou nova denominação nesta segunda-feira (31/1) passando a se chamar Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida, em homenagem ao ex-prefeito, advogado e ex-secretário de Assistência Social da cidade. Desde setembro do ano passado, o equipamento retomou sua vocação inicial de atendimento de urgência e emergência.
Para a nomeação, foi realizado um ato simbólico no saguão do próprio hospital, com inauguração da placa e do totem com o nome do homenageado, pelo prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, da viúva, Dona Laerte, dos três filhos do ex-prefeito, Maurício Junior, André e Adriana Helen, e demais familiares. A mudança já havia sido oficializada no jornal Notícias do Município (NM) em julho de 2021.
“Prestamos esta justa homenagem ao nosso ex-prefeito de São Bernardo, por três mandatos, e que deixou um grande legado para nossa cidade, principalmente, na área da Saúde, após aprovação por unanimidade do projeto de lei, de minha autoria, pela Câmara Municipal”, justificou Morando.
Referência contra covid-19
– Durante a pandemia, antes de retomar a vocação original de urgência e emergência, o Hospital de Urgência salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias, desde o seu primeiro dia de funcionamento, sendo o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, no momento, o equipamento presta serviço também fundamental na rede municipal de saúde. “Toda a mobilização que tivemos para abrir leitos durante a pandemia não foi em vão e, agora, temos uma rede mais robusta para o tratamento de outras doenças, com o Hospital de Urgência sendo referência para os casos de urgência e emergência atendidos pelas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e pelo Pronto Atendimento do Taboão”, reforçou Reple.