ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Brasil

Lula sanciona lei que proíbe uso de celular em escolas

Decreto do presidente sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro

Gislayne Jacinto
Última atualização: 14/01/2025 09:02
Por Gislayne Jacinto
Publicado 14/01/2025
Compartilhar

Decreto do presidente sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro

Lula sanciona lei que proíbe uso de celular em escolas
Lula sanciona lei que proíbe uso de celular em escolas. Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional.  

“Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país”, afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida.

“Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo. A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo”, enfatizou Lula ao comentar sobre a nova lei.

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já adotam legislações que restringem uso de celular em escolas. Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o projeto alcançou um amplo consenso no Legislativo, unindo governistas e oposicionistas.

“Não dá para um aluno estar na sala de aula, no Tiktok, na rede social, quando o professor está dando aula. Toda vez que um aluno recebe uma notificação, é como se ele saísse da sala de aula. Toda vez que ele recebe uma notificação quando ele está numa roda de conversa, é como se a gente perdesse a atenção dele”, afirmou o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, que é deputado federal licenciado e autor do projeto na Câmara. Ele classificou o projeto como uma das principais vitórias do século na educação brasileira.

O que diz a lei

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a lei restringe o uso em sala de aula e nos intervalos, para fins pessoais, mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que necessitem de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde.

“Nós não somos contra acesso a tecnologias, até porque não há mais retorno no mundo de hoje. Mas nós queremos que essa tecnologia, essa ferramenta, seja utilizada de forma adequada e, principalmente, nas faixas [etárias] importantes da vida das crianças e adolescentes”, afirmou o ministro, que alertou sobre o uso cada vez mais precoce e prolongado do celular por crianças.

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, que coordena a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), afirmou que o colegiado vai publicar orientação para as redes públicas e privadas. “O Conselho Nacional de Educação vai fazer uma resolução que oriente as redes, as escolas, de como fazer isso sem parecer uma opressão”, disse. O MEC também deve publicar guias com orientações para as escolas de todo o país.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

- Públicidade -
Tags:celularesleiLulaproibição

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior acidente entre carros Câmera instalada em carro flagra acidente na Estrada Samuel Aizemberg, em SBC
Próximo artigo Prefeitura de Ribeirão Pires realiza operação tapa-buracos em vias do município Prefeitura de Ribeirão Pires realiza operação tapa-buracos em vias do município

Últimas notícias

Santo André amplia horário de funcionamento de dois parques
Santo André amplia horário de funcionamento de dois parques
20/01/2026
Padaria de São Bernardo inova com robô e faz sucesso na web
Padaria de São Bernardo inova com robô e faz sucesso na web
20/01/2026
Prefeitura de Diadema ajuda comerciantes do Shopping Popular a se regularizarem
Prefeitura de Diadema ajuda comerciantes do Shopping Popular a se regularizarem
20/01/2026
Vila Belmiro - Corinthians - Santos
Futebol Paulista passa a enxergar Vila Belmiro como segunda casa
20/01/2026
Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem
Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem
20/01/2026

Recomendadas

Nikolas Ferreira segue caminhada de 200 km rumo a Brasília em defesa da liberdade
BrasilPolítica

Nikolas Ferreira segue caminhada de 200 km rumo a Brasília em defesa da liberdade

20/01/2026
secretária de Saúde, Adriana Berringer Stephan, apresentou um balanço positivo das ações implementadas desde o segundo semestre,
São CaetanoCidades

Saúde de São Caetano zera filas de especialidades e anuncia “Casa Caramelo” para o bem-estar animal

20/01/2026
Carlos Aparecido Felizardo de Lima, conhecido carinhosamente como "Ninja", perdeu a vida no domingo.
São BernardoCidades

Despedida e comoção: Motociclista de 32 anos é sepultado em São Bernardo após acidente

20/01/2026
Novorizontino - Palmeiras - Transmissões
São PauloBrasilEsporte

Transmissões desta terça-feira; saiba como assistir todos os jogos do Brasil

20/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?