1 de dezembro de 2021

Castramóvel de Santo André retoma atividades

Mais visitadas

Equipamento beneficia donos de animais que residem em áreas distantes ou têm dificuldade no deslocamento até as clínicas conveniadas

castramóvel no bairro
Castramóvel beneficia donos de animais que residem em áreas distantes ou têm dificuldade no deslocamento até as clínicas conveniadas. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

A Prefeitura de Santo André retomou nesta quarta-feira (20/10) as atividades do Castramóvel, equipamento que reforça o amplo programa de castração de cães e gatos já existente no município. A unidade possibilita que tutores de animais residentes em áreas distantes ou que têm dificuldade no deslocamento até as clínicas conveniadas acessem o serviço com mais facilidade. Além das atividades desta quarta, a unidade móvel permanecerá na Vila Guaraciaba, realizando castrações previamente agendadas, nos dias 27 de outubro, 10 e 17 de novembro.

“Santo André é uma cidade amiga dos animais, por isso, seguimos buscando diferentes maneiras de implantar políticas públicas voltada para essa importante causa. O programa de castração em nenhum momento foi interrompido no município, mesmo durante o período mais crítico da pandemia, em que houve a necessidade de paralisar as atividades do Castramóvel para cuidar da segurança da nossa gente e evitar aglomeração. Durante todo esse tempo, as quatro clínicas particulares credenciadas para realizar as castrações permaneceram com os procedimentos normalmente”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

As áreas beneficiadas pelo Castramóvel são escolhidas com base nos históricos de estudos epidemiológicos de cada região. O cronograma de atendimento do equipamento itinerante será divulgado posteriormente pela Prefeitura de Santo André.

Moradora da Vila Guaraciaba, Thais Alves da Silva, de 29 anos, levou as gatas Leona e Pequena para serem castradas na tarde desta quarta. “A Leona tem um ano e já deu cria uma vez. Então a gente acha importante castrar porque fica muito difícil doar os filhotes e achar alguém que realmente cuida. Eu até procurei castração paga, mas para as duas gatas teria uma despesa de quase mil reais. Eu pagaria, mas estou desempregada e está muito difícil, então demoraria muito mais tempo para eu conseguir fazer. Aqui eu só tenho os gastos do pós-operatório, essa economia me ajudou muito”, comentou.

Para ser castrado, o animal precisa ter entre quatro meses e sete anos de idade, estar em boas condições de saúde e ter um preparo de jejum de dez horas. Após o procedimento é agendado o retorno médico para a retirada dos pontos.

Os interessados em realizar a castração também podem solicitar o serviço na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na rua Igarapava, 239, no bairro Valparaíso, de segunda a sexta, das 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Após a inscrição, o solicitante recebe uma ligação de uma das quatro clínicas credenciadas para saber a data e horário da cirurgia.

Sobre o Castramóvel

O equipamento é dimensionado para operar com um médico veterinário e um auxiliar. Os profissionais da vigilância epidemiológica complementam o serviço realizando o processo administrativo, cadastro de novas castrações e fornecendo orientação sobre a guarda responsável. A carreta possui sala cirúrgica, pré-operatório, pós-operatório e sala de assepsia.

O programa municipal de castrações de cães e gatos, remodelado em 2017, atende de forma totalmente gratuita munícipes interessados nesse serviço. Ao todo, mais de 3 mil animais já foram castrados. Atualmente são realizados cerca de 300 procedimentos ao mês em quatro clínicas particulares credenciadas.

É importante manter o telefone de contato atualizado, pois será por meio dele que a clínica conveniada entrará em contato para informar data, local e horário do atendimento.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações