VOLTAR
  • Política

Carla Morando protocola denúncia no Conselho de Ética contra Luiz Fernando

Parlamentar alega que houve quebra de decoro parlamentar por supostas declarações machistas  

  • Carla Morando e advogada protocolam denúncia no Conselho de Ética contra Luiz Fernando.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/08/2023
  • Compartilhar:

Parlamentar alega que houve quebra de decoro parlamentar por supostas declarações machistas

Carla Morando e advogada

Carla Morando e advogada protocolam denúncia no Conselho de Ética contra Luiz Fernando. Foto: Divulgação

A deputada estadual Carla Morando e a sua advogada Gabriela Manssur protocolaram nesta terça-feira (02/07), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representação para investigação das declarações proferidas pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira e que foram consideradas machistas.

A denúncia é referente às ofensas pronunciadas pelo deputado federal Luiz Fernando em recente entrevista concedida ao Diário do Grande ABC em que declarou que a única grande obra do atual prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, foi “eleger e reeleger” a esposa, deputada estadual Carla Morando.

“Essa defesa é para todas as mulheres que no exercício de suas profissões são atacadas na sua honra, na sua intimidade, na sua dignidade simplesmente por sermos mulheres. E pedimos punição proporcional aos danos causados pelo machismo, pelo ataque misógino a nossa querida deputada Carla Morando”, citou a advogada Manssur que é presidente do Instituto Justiça de Saia, que desde 2011 é pioneiro na implementação de projetos sociais e políticas públicas sobre Direitos das Mulheres, e foi promotora de justiça especializada em Direitos das Mulheres.

“Vamos ver se desta vez os deputados realmente farão a punição para que ele pare de uma vez por todas de julgar as mulheres que estão aqui fazendo o seu trabalho”, disse Carla Morando ao relembrar que no mandato passado houve declarações semelhantes, mas a Comissão da Alesp optou pelo arquivamento.

Em maio de 2019, a deputada solicitou apuração das declarações consideradas machistas proferidas também pelo deputado Luiz Fernando a respeito de Carla Morando. Na ocasião, o parlamentar disse que “a deputada [Carla Morando] não sabe o que faz no cargo que seu marido lhe concedeu”. Para a deputada, as palavras agrediram sua dignidade ao reduzi-la como pessoa e como parlamentar.

O deputado tem negado a ofensa à parlamentar. Nesta semana o petista divulgou uma nota oficial e disse que “em nenhum momento foi discutida a questão de gênero” na entrevista concedida ao jornal. “Defendo e sempre defenderei a participação da mulher na política e em todos os setores da sociedade, bem com repudio qualquer ato de violência ou intolerância”, disse.