VOLTAR
  • Variedades

Braskem e “Grupo Ciência em Show” levam ciência de forma divertida às pessoas

Comunidades da zona leste da capital, Mauá e Santo André, receberam a iniciativa que beneficiou mais de 14 mil estudantes

  • Braskem e “Grupo Ciência em Show” levam ciência de forma divertida a milhares de pessoas em São Paulo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/11/2023
  • Compartilhar:

Comunidades da zona leste da capital, Mauá e Santo André, receberam a iniciativa que beneficiou mais de 14 mil estudantes

“Grupo Ciência em Show”

Braskem e “Grupo Ciência em Show” levam ciência de forma divertida a milhares de pessoas em São Paulo. Foto: Divulgação

Em mais uma iniciativa de educação realizada nas comunidades do entorno onde atua, a Braskem e o “Grupo Ciência em Show” levaram ciência para a população de Mauá, Santo André e do Parque São Rafael, em São Paulo. O projeto desenvolvido pelos cientistas Ana, Gerson e Daniel, criadores do grupo, a convite da companhia, realizou uma série de atividades e ações lúdicas entre outubro de 2022 e julho de 2023. Cerca de 14 mil estudantes, 800 docentes e centenas de famílias participaram das apresentações.

“A Braskem investe continuamente em projetos que potencializam nosso impacto positivo e contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos e da sociedade como um todo. A parceria com o “Grupo Ciência em Show” trouxe de uma forma leve, divertida e principalmente educativa como funciona o nosso negócio e qual a importância da química no dia a dia das pessoas. É gratificante ver os resultados positivos dessa ação”, comenta Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

A iniciativa, composta por três etapas: a primeira delas foi levar o “Ciência em Show” a parques, praças e espaços privados para falar sobre ciência e química com a população. Nas apresentações interativas com a plateia, os cientistas, que fazem sucesso no YouTube, abordaram assuntos científicos de forma descomplicada e eficaz, e ainda realizaram experimentos para despertar a curiosidade da plateia.

A segunda etapa foi realizada em 23 escolas e tiveram início em novembro de 2022 e seguiram por todo o primeiro semestre letivo de 2023. Além das apresentações, fundamentadas em referenciais teóricos com uma visão moderna do ensino da ciência, as ações nas escolas contaram com um espaço temático interativo: um ônibus que mostrou as diferentes formas de energia e geração de cada uma delas. Os estudantes do 3° ao 9° ano, ainda receberam um experimento para realizar em casa como uma forma de estender o aprendizado para o ambiente familiar.

Após a finalização de cada apresentação a população teve acesso a um material explicativo sobre temáticas importantes dos processos produtivos da Braskem, além de responderem uma pesquisa sobre o projeto. Os resultados mostraram que as atividades foram muito positivas para toda a sociedade. Os eventos abertos ao público ganharam nota 10 dos participantes. Já nas escolas, 99% dos estudantes gostariam que as ações se repetissem em uma nova oportunidade.

Por fim, a etapa final da ação contempla o lançamento de três vídeos com objetivo de aumentar a abrangência dos temas abordados nas apresentações do “Grupo Ciência em Show”. “A iniciativa do projeto na Comunidade com a Braskem aperfeiçoa a prática científica nas escolas, com os alunos e integra as famílias. Esse investimento da empresa amplia a compreensão das pessoas sobre a relação da ciência no dia a dia. E como essa ciência pode melhorar a vida das pessoas. Além de melhorar a compreensão, pois educação é para sempre, melhora o brilho nos olhos com atividades de qualidade!”, reforça Ana Ralston, Pedagoga e Especialista em Tecnologia do Grupo Ciência em Show.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

“Ciência em Show”

Sob o comando dos professores Gerson Santos e Daniel Ângelo e da pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston, o projeto leva tema científicos para a TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino. Há 20 anos, o “Ciência em Show” administra projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência e tecnologia para a sociedade brasileira.