VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Braskem desenvolve projetos educacionais e inclusivos para crianças e adolescentes

Companhia apoia série de iniciativas que atendem ao público infanto-juvenil, proporcionando mais educação e inclusão esportiva e cultural

  • Braskem desenvolve projetos educacionais e inclusivos para crianças e adolescentes em São Paulo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/10/2023
  • Compartilhar:

Companhia apoia série de iniciativas que atendem ao público infanto-juvenil, proporcionando mais educação e inclusão esportiva e cultural

Crianças

Braskem desenvolve projetos educacionais e inclusivos para crianças e adolescentes em São Paulo. Foto: Divulgação

A Braskem, como parte de suas iniciativas de responsabilidade social, contribui ativamente para o desenvolvimento das regiões onde atua, promovendo projetos e ações voltadas para educação, saúde e bem-estar, por exemplo. Algumas ações são dirigidas especificamente às crianças e adolescentes, proporcionando a esses públicos novos aprendizados no ambiente escolar, cultural, esportivo e ambiental.

O incentivo ao esporte acontece por meio do projeto “Embaixadores do Esporte”, realizado pela parceria entre a Braskem e o SESI (Serviço Social da Indústria de São Paulo). Por meio dele, cerca de 360 crianças e jovens de 6 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino, localizadas no entorno de suas unidades, têm acesso às atividades esportivas em geral.

“A Braskem acredita que a educação, a cultura e o esporte são capazes de promover uma verdadeira transformação na vida das crianças e adolescentes, por isso investimos em parcerias que proporcionam essa integração social, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal tão necessários para esses públicos”, afirma Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

De acordo com Flávia Molla, Orientadora de Esportes do SESI Mauá, “a iniciativa é importante para minimizar as diferenças sociais e um dos aspectos positivos do projeto é o conhecimento que as crianças ganham por meio das atividades e eventos que participam’’, explica.

Em parceria com o SESI, a Braskem também promove o “Programa Braskem de Educação Ambiental”, desenvolvido desde 2015 nas escolas, no qual são realizadas atividades interativas, vivências, workshops, dinâmicas, palestras (exposição dialogada) e passeios educativos. A ação já impactou mais de 5.764 estudantes.

Para o desenvolvimento de programas de esporte, cultura e educação voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Braskem também apoia outras iniciativas com o Instituto SECI, por meio de leis de incentivo. A companhia faz investimentos que contribuem com o crescimento do instituto, que colabora com o atendimento de mais de mil crianças por mês. “Em 2023, a Braskem foi uma das empresas que destinou parte do ICMS para patrocinar nossa organização, permitindo a continuidade do projeto ‘No Tatame’, que atende 300 meninos e meninas entre 6 e 17 anos, com aulas de judô, karatê e jiu-jitsu, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte”, exemplificou Guilherme Ferreira de Souza, presidente do Instituto SECI.

Mais educação, cultura e inclusão

Entre outubro de 2022 e julho de 2023, a Braskem realizou uma série de atividades e ações lúdicas para a comunidade e estudantes de escolas da região do ABC Paulista e São Paulo, desta vez, por meio da parceria com o grupo “Ciência em Show”.  O público aprendeu sobre ciência de maneira descomplicada e descontraída e envolveu mais de 10 mil estudantes das regiões.

Além dessas parcerias, a companhia incentiva outras ações como o “Locomotiva”, que dá acesso ao aprendizado da música erudita para crianças e adolescentes, e o “Construindo Música” que leva a valorização e vivência musical ao ambiente escolar. ‘’A música traz diversos impactos na vida dos jovens, como, por exemplo, despertar a criatividade, melhorar a concentração, ajudar no trabalho em equipe e a desenvolver a coordenação motora’’, afirma Matheus Schuindt, Gestor de Patrocínio da Locomotiva.

A Braskem apoia ainda a inclusão por meio das iniciativas como o “Virada Inclusiva”. Essa ação reunirá as principais entidades que trabalham com esporte paralímpico na cidade trazendo vivências inclusivas para crianças, adultos e idosos, com e sem deficiência, por meio de modalidades esportivas adaptadas. A empresa também apoia o “Futuro Paralímpico”, que oferece acesso às modalidades de basquete, vôlei e atletismo para 80 crianças, adolescentes e adultos dentro do mesmo perfil.