VOLTAR
  • Política

Auricchio reinaugura UBS e anuncia mais 4 unidades com horário ampliado

Unidade Nair Spina Benedicts, no bairro Barcelona, agora funcionará  de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 12h

  • Prefeitura reinaugura UBS Nair Spina Benedicts e anuncia outras quatro unidades com horário ampliado.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/11/2019
  • Compartilhar:

Unidade Nair Spina Benedicts, no bairro Barcelona, agora funcionará  de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 12h

 

Prefeitura reinaugura UBS Nair Spina Benedicts e anuncia outras quatro unidades com horário ampliado. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior , reinaugurou nesta quinta-feira (07/11) a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nair Spina Benedicts, no Bairro Barcelona. A entrega da revitalização marca a ampliação dos dias de funcionamento do equipamento, que passa a atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e também aos sábados, das 8h às 12h. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo anunciou outras quatro unidades que também terão o horário ampliado ainda este ano. São elas: UBS Amélia Richard Locatelli (Santa Maria), UBS Caterina Dall´Anese (Olímpico), Centro Policlínico Gentil Rstom (Nova Gerty) e  CEM (Centro de Especialidades Médica), no bairro Fundação.

Essa UBS reinaugurada nesta quinta é uma das mais antigas da cidade. Foi a segunda a ser construída no município. A unidade passou por uma reforma durante 90 dias, mas não interrompeu o atendimento aos seus 18 mil usuários cadastrados. Por ano são feitos no local 90 mil atendimentos.

O prefeito Auricchio também ressaltou que a importância dessa UBS Nair Spina Benedicts, fazer parte do programa Saúde Hora Extra, que é o horário de atendimento ampliado. “A intenção é desafogar os serviços de urgência e emergência”, afirmou.

De acordo com o prefeito, essa é a terceira unidade a integrar o programa, lançado em julho, e que já está em andamento nas UBSs Ivanhoé Esposito, no Bairro Barcelona, e Dolores Massei, no Bairro São José.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zettone, disse que não é fácil reformar uma UBS sem interromper o funcionamento. “A palavra de hoje é gratidão. Revitalizamos toda a unidade, deixamos mais confortável e organizamos todo o atendimento. As pessoas precisaram ter paciência. É como trocar o pneu com o carro andando”, afirmou.

 Intervenção

A intervenção na UBS Nair Spina Benedicts incluiu, entre outros serviços, a criação de sala de acolhimento, climatização (com instalação de aparelho de ar-condicionado), conserto do telhado, adaptações para melhor acessibilidade (embarque e desembarque de pacientes), limpeza de caixa d’água, troca de vidros e adequação da rede lógica para a implantação do prontuário eletrônico, o que garante atendimentos mais ágeis e eficientes.

A fachada está mais verde, com novo jardim e novas espécies plantadas. A ação integra pacote de iniciativas para a recuperação de parques e praças de São Caetano. Tudo planejado e executado para oferecer mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários da UBS.  O investimento total foi de R$ 180 mil – o equipamento seguiu em funcionamento durante as obras.